A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

06/02/2013 09:45

Fila demorada, sob sol, faz Procon fiscalizar universidade

Luciana Brazil
Candidatos chegam cedo e não sabem se serão atendidos. (Fotos:Simão Nogueira)Candidatos chegam cedo e não sabem se serão atendidos. (Fotos:Simão Nogueira)

Uma fila extensa sob o sol fez muita gente recorrer ao Procon nos dois últimos dias. Candidatos que tentam o financiamento ao Fies (Fundo de Financiamento do Ensino Superior) e os que concorrem a uma vaga ao ProUni (Programa Universidade para Todos) na Uniderp/Anhaguera presenciaram na manhã de hoje (6) a visita de um fiscal do órgão.
Diversas denúncias, a maioria feita ontem, forçaram a ida do fiscal, que encontrou muita gente em pé, sob o sol, aguardando atendimento.

A reclamação é a demora, além das condições de espera. “Poderia ter mais gente para atender, podiam colocar um banco e que a gente não precisasse ficar no sol”, disparou o motorista Evaldo Moreira de Souza, 42 anos.

"A gente fica na fila mais de horas para tirar uma dúvida de cinco minutos", disse o rapaz que acompanhava a namorada Paloma Mareco, 19 anos. "É a quarta vez que estou vindo e a aula já está quase começando e eu não consegui atendimento. Recebi uma senha agendada, só para o dia 14"

O fiscal do Procon Gilberto Marin explica que a empresa pode ser autuada se comprovada a má prestação de serviço. Segundo ele, das 12 cabines de atendimento, apenas cinco estava em uso. “Só isso não dá conta de atender todo mundo de forma rápida”. Conforme Gilberto, se autuada, a empresa deverá pagar multa estabelecida pelo jurídico.

Além dos depoimentos dos candidatos, a constatação do próprio fiscal no local é válida para comprovar a qualidade negativa da prestação de serviço.

Tentando um financiamento no Fies para o curso de gestão ambiental, Evaldo não tinha tanta expectativa de ser atendido.

Evaldo reclama da falta de assistência a quem espera por atendimento. Evaldo reclama da falta de assistência a quem espera por atendimento.

Perdendo um dia trabalho, a técnica de enfermagem Aline Ribeiro, 33 anos, já está na terceira tentativa por um atendimento. Correndo atrás de um financiamento do Fies para o filho de 17 anos que pretende cursar arquitetura, ela conta que já faltou o emprego por duas vezes. “Fiquei uma manhã inteira aqui e não fui atendida. Eu tenho que ficar na fila só para saber se consegui”.

De acordo com a universidade, apenas 100 senhas são distribuídas para o atendimento ao Fies. O professor responsável pelo Departamento de Controle Acadêmico da universidade, Emerson Corazza, explicou que as filas para o ProUni e Fies são separadas e os candidatos precisam se informar antes de ficar esperando.

A fila, segundo o professor, é grande, também, por conta de todos os outros serviços que são prestados aos acadêmicos que já estão matriculados. Segundo alguns candidatos do Prouni, a fila é a mesma.

Ação oferece serviço especial na UBSF do Tarumã nesta terça-feira
A UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Tarumã promove nesta terça-feira (12) diversas atividades voltadas para a promoção de saúde da populaç...
Prefeitura e Sebrae fazem estudo em lojas para revitalizar rua 14 de Julho
A prefeitura de Campo Grande a o Sebrae de Mato Grosso do Sul estão realizando na rua 14 de Julho, Centro da cidade, um estudo técnico em 230 lojas, ...
Mau atendimento e buracos em pista atrapalham alunos em prova do Detran
O mau atendimento prestado por alguns dos examinadores e buracos presentes na pista de provas do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato...


quase fiz a minha matricula nessa tal faculdade Uniderp /Anhaguera,me chamaram pra fazer vestibular gratis,mas fiz minha matricula em outra faculdade,imagine se eu tivesse escolhido ela so iria ter dor de cabeça....
 
fernanda santos em 06/02/2013 19:55:56
Esta Universidade está de brincadeira, é uma bagunça, não há um veículo de informação oficial, e tudo é muito demorado, para se conseguir uma informação deve-se pegar uma imensa fila, demorada, fazer você perder aula para poder ser atendido.Demorei 6 meses para pegar minha carteirinha do estudante, um absurdo há acadêmicos do 7° semestre que até hoje estão com a carteirinha do estudante (RA) provisório, e as mensalidades só tendem a subir, isso é Brasil !
 
Leandro Môro em 06/02/2013 17:27:26
Quando era UNIDERP ainda era melhor, depois de virou a tal da Anhanguera, só por Deus...tive muitos problemas com eles, mesmo pagando um absurdo de mensalidade...até provas eles perderam e minha filha teve que fazer DP por conta disso e eu pagar, sem contar que não consegui falar com ninguem de lá...eles colocam pessoas desinformadas pra trabalhar lá...um caos, graças a Deus minha filha formou e não aconselho ninguem a estudar lá....aquilo virou máquina de fazer dinheiro, nem educação eles tem.
 
Dilma do Prado em 06/02/2013 16:54:52
Eu também passei por isto juntamente com meu irmão, desde o dia 16/01/13 estavamos tentando regularizar a situação de matricula, fies, etc. Perdi a conta de quantas vezes fui a UNIDERP (madrugada, manhã, tarde e noite), e só consegui o bendito DRI para levar ao banco ontem as 21:30hs, e depois de muita paciencia. Peguei a senha de atendimento pela manhã para ser atendido as 21:30hs, e ainda ficou umas 100 pessoas lá ainda para ser atendido. Os funcionários não tem culpa alguma, pois só fazem o que manda, a culpa é da administração superior que não montou uma estrutura adequada para atender a demanda. Tem muita gente que vem de outras cidades e não consegue atendimento. Até parece que é de graça.
 
Marcia Gomes em 06/02/2013 16:46:23
Verdade é uma fila para tudo dias atrás fui fazer minha matrícula cheguei as 11:00hs falaram que eu tinha que ficar na fila que aliás e quando foi +ou- umas 13:00 hs vieram falar que era para aguardamos em outra sala que não seria ali,o atendimento...conclusão fui sair da universidade 16:30 da tarde e agora tenho que voltar para fazer solicitação do FIES e só Deus sabe o que irei passar por lá com tanta gente para ser atendida e falta de pessoas para atendimento...
 
Fabrizia Sales em 06/02/2013 16:35:50
estudo na UCDB e nunca tive problemas com filas, ou algum tipo de descaso, é bom isso acontecer, assim ficamos mais cientes de qual universidade é melhor para se estudar. nunca gostei da Uniderp/Anhanguera, prefiro estudar em um lugar longe mas que o ensino e o atendimento é de ótima qualidade, do que chegar cedo em casa e passar por esse tipo de constrangimento diariamente.
 
natalia borges em 06/02/2013 15:41:03
Sou acadêmico da Universidade Anhanguera Uniderp, curso o 4 ano de Direito, e não recomendo a instituição para ninguém. Fiz um requerimento da 2via da carteirinha de acesso a faculdade em agosto de 2012 até hoje não está pronta. Só que a cobrança da 2 via veio no boleto de setembro de 2012.
 
Sandro Severo em 06/02/2013 15:17:26
EU CHEGUEI 1:30 DA MADRUGADA E MUITOS DORMIRAM NA FILA!!!PASSEI A NOITE INTEIRA DORMINDO NA FRENTE DA UNIDERP!! EU E MAIS DE 100 PESSOAS!! PEGUEI A SENHA SÓ AS 8: 00 HS DA MANHÃ E FUI EMBORA AS 16:00 HS!!...ABSURDAMENTE DESUMANO O TRATAMENTO..PEGARAM AS FICHAS DOS PRIMEIROS DA FILA E COLOCARAM POR ULTIMO, POR ISSO A DEMORA, POR ISSO O DESCASO, FALTA DE INFORMAÇÃO, FALTA DE ORGANIZAÇÃO, MUITAS BRIGAS NA FILA POR CAUSA DOS "FURÕES" , E NO DIA QUE EU ESTAVA SÓ COLOCARAM OS 12 GUICHÊS PARA FUNCIONAR PORQUE A MIDIA TODA ESTAVA LÁ... DEPOIS QUE FORAM EMBORA CAIU PARA 5 GUICHÊS!!!ABSURDOOO!!!!
 
DENISE MARIA ROLI em 06/02/2013 14:38:50
Estou aqui para dar meu comentario ontem dia 05 de fevereiro fui a uniderp cheguei as 5 hs e 40 min da manhã e sai dela as 12 horas e 40 min sai delá,pois fui buscar meu DRI,ele marcam a data de retorno mas não nos atende na data certa a minha data era para o dia 04 de fevereiro,o rapaiz que estava na porta nem quis me escutar ja foi me mandado embora de lá isso na segunda feira,tive que voltar,varias pessoas tiveram que chamar os jornais e ligar para as emissoras de Tv,para que pudessemos obter alguma resposta deles.Fora que tinha pessoas lá desde 04 das 22hs 30 que tiveram que dormi para conseguir senha. que horror a que ponto esta chegando as coisas para que possamos ter o direito de estudar em faculdade.sendo que isso não é de graça no final teremos que devolver.
 
jessica ardaya em 06/02/2013 14:16:02
Não tem essa de só Prouni ou Fies, lá a demora é absurda pra QUALQUER coisa. Até mesmo só pra tirar uma dúvida, ou entregar algum documento sem muita importância (como foto por exemplo) é assim. Tem gente que chega a ficar 5 horas esperando pra coisas assim. O telefone de lá também não funciona, se você liga eles não atendem. É o maior descaso. E também não é coisa de 'última hora', venho tentando ir na universidade desde início de dezembro, e é sempre a mesma demora e descaso com os estudantes. Isso é um absurdo, alguém precisa tomar uma providência logo.
 
camilla schultz em 06/02/2013 13:44:02
Eu tambem fui para pegar a senha,6:30horas e fui sair da universidade 20:00 horas isso temque acabar basta e parabens ao campo grande news por ter mostrado uma pouca vergonha dessas e nos ajundem para q isso não torna a repetir.
 
mayara de oliveira santos em 06/02/2013 13:42:20
é um absurdo, essas filas diarias nao sao apenas pra alunos de fies e prouni é para todos os tipos de atendimento... liguei na uniderp e eles falaram q nao dão informações pelo telefone, falaram que só pessoalmente, ter que enfrentar fila para uma simples duvida? essa é a uniderp!!!
 
clarisse ferreira em 06/02/2013 13:33:43
A fila na realmente esta enorme, em compensação na UNIDERP AGRÁRIAS o atendimento é rápido e preciso!
 
Léia Campos em 06/02/2013 13:29:11
Essa fila que aparece do lado de dentro pelo menos está em segurança,
pois tive que chegar às 23 :00 juntamente com outros colegas de outras cidades, ficamos do lado de fora, uns sentados e outros deitados na calçada a merce da sorte. Na manhã seguinte fomos atendidos, mais tive que ir embora para minha cidade, pois o sistema havia caído e não tinhas previsão de retorno. Descaso, desrespeito, e quem disse que deixaram para última hora é por que não sabe o que está falando, então fique na sua Sra Andrea Lúcia..
 
Wanderley Lopes em 06/02/2013 13:21:16
A UCDB tá a mesma coisa, isto pq o antigo superintedente do PROCON-MS é professor lá.
 
Diogo de Tarsso em 06/02/2013 13:08:24
o que foi dito ai na matéria pelo professor que as filas são separadas isso não é verdade.. pois ha uma unica fila para qualquer atendimento que vc procure como podem ver na foto acima. eu mesma tentei ir la durante 4 dias consecutivos para entregar um documento do fies para finalizar minha matricula.. e a informação vinda deles é sempre a mesma de quem tem que aguardar na fila.. espero que com a visita do procon ao local alguma mudança de melhoria seja feita no atendimento. pois se nao podem ter certeza que nao seram as primeiras nem as ultimas reclamações da instituição no PROCON..
 
Ana Karla Leal' em 06/02/2013 12:59:45
Eu estava querendo ir la hoje pra fazer minha carteirinha da universidade..mais ja to largando mão.
 
jaime cafure em 06/02/2013 12:19:03
Sou aluna da instituição, já fiz diversas reclamações sobre a demora no atendimento, os absurdos que são cobrados por documentos, o mal atendimento dos funcionários, mas nada é feito. Parabéns ao PROCON pela fiscalização e ao Campo grande News pela matéria!
 
Bruna Gonzalez em 06/02/2013 12:17:33
A culpa é das pessoas mesmo que deixam tudo pra ultima hora !
No inicio de janeiro eu fiz minha matricula e o fies sem enfrentar fila nenhuma na Uniderp.
Quem deixou pra resolver tudo em cima da hora ta pagando por isso, se tivesse resolvido tudo com antecedência não estariam passando por isso .
 
Lucas Martins em 06/02/2013 12:15:10
Tem gente que esta chegando as 02:00, 04:00 da manha pra pegar a senha, fica ate as 22:00 no DCA pra tentar um atendimento, ai o sistema cai eles não fala nada e nem Tuma providência, deixa as pessoas sem informação.
Isso fora que o sistema deles cai e eles fala que só vai volta daqui 2 horas
E quando a você chega La e pede informação cada um diz uma coisa nunca eles dão uma informação certa e o carinha que fica na frente ele é muito educado você chega La e pergunta algo pra ele, ele olha pra você e ti ignora não responde e quando responde é mal educado, nos fica La ++ de horas que quando é atendido o sistema não esta funcionando. Ele não tem organização nem uma
 
Gleisiane Nascimento em 06/02/2013 12:13:45
Ontem estive na universidade pela segunda vez, realmente é um descaso o tempo de espera, e no mínimo ABSURDO, da primeira vez peguei uma senha as 13:00hs e fui atendido as 20:26hs da noite. Ontem peguei uma senha exatamente 13:29hs e fui atendido exatamente 23:46hs da noite, deixando a universidade as 00:09hs em ponto! Será que esse é o preço que temos que pagar por um financiamento? Muita gente, sem comer, faltando dia de trabalho, deixando muitas vezes suas obrigações para comparecer ali. Se ao menos todos os guichês funcionassem, ajudaria bastante. É uma exploração inclusive para os funcionários do DCA que entram 08:00hs e saem por volta de 01:30hs, será que essa jornada de trabalho é justa? Segundo o próprio atendente, isso vai até meados da segunda quinzena de março.
 
Jean Paulo em 06/02/2013 11:19:07
Aposto que deixaram tudo para ultima hora...é sempre assim, brasileiro ama fila.
 
andrea lucia em 06/02/2013 10:53:35
Não é só para o atendimento ao Fies ou ProUni para outros atendimentos, esse descaso praticado os dias por esta universidade Uniderp/Anhaguera, ela tem um péssimo atendimento administrativo em relação as universidade de Campo Grande-MS, bem como nos cursos oferecidos por este estabelecimento de ensino, o procon um órgão de competência, deve sim autuar em multas pesadas para ver se eles tomam vergonha e trabalham sério em prol dos alunos que ali buscam conhecimento de qualidade se é isso que eles tem a oferecer.
 
João Liro em 06/02/2013 10:47:24
Parabens ao Campo Grande News, pela materia e pelo PROCON ter comparecido ao local. Espero agora que alem de uma providencia rapida para resolver a situaçao dos alunos, seja imposta um multa bem pesada a esta " Instituiçao " que SEMPRE trata seus alunos desta forma.
 
Alex Ferreira em 06/02/2013 10:42:58
INDEPENDENTE DO ASSUNTO A SER TRATADO VC TEM QUE FICAR NA FILA ACHO UM DESRESPEITO MUITO GRANDE