ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Fila demorada, sob sol, faz Procon fiscalizar universidade

Luciana Brazil | 06/02/2013 09:45
Candidatos chegam cedo e não sabem se serão atendidos. (Fotos:Simão Nogueira)
Candidatos chegam cedo e não sabem se serão atendidos. (Fotos:Simão Nogueira)

Uma fila extensa sob o sol fez muita gente recorrer ao Procon nos dois últimos dias. Candidatos que tentam o financiamento ao Fies (Fundo de Financiamento do Ensino Superior) e os que concorrem a uma vaga ao ProUni (Programa Universidade para Todos) na Uniderp/Anhaguera presenciaram na manhã de hoje (6) a visita de um fiscal do órgão.
Diversas denúncias, a maioria feita ontem, forçaram a ida do fiscal, que encontrou muita gente em pé, sob o sol, aguardando atendimento.

A reclamação é a demora, além das condições de espera. “Poderia ter mais gente para atender, podiam colocar um banco e que a gente não precisasse ficar no sol”, disparou o motorista Evaldo Moreira de Souza, 42 anos.

"A gente fica na fila mais de horas para tirar uma dúvida de cinco minutos", disse o rapaz que acompanhava a namorada Paloma Mareco, 19 anos. "É a quarta vez que estou vindo e a aula já está quase começando e eu não consegui atendimento. Recebi uma senha agendada, só para o dia 14"

O fiscal do Procon Gilberto Marin explica que a empresa pode ser autuada se comprovada a má prestação de serviço. Segundo ele, das 12 cabines de atendimento, apenas cinco estava em uso. “Só isso não dá conta de atender todo mundo de forma rápida”. Conforme Gilberto, se autuada, a empresa deverá pagar multa estabelecida pelo jurídico.

Além dos depoimentos dos candidatos, a constatação do próprio fiscal no local é válida para comprovar a qualidade negativa da prestação de serviço.

Tentando um financiamento no Fies para o curso de gestão ambiental, Evaldo não tinha tanta expectativa de ser atendido.

Evaldo reclama da falta de assistência a quem espera por atendimento.
Evaldo reclama da falta de assistência a quem espera por atendimento.

Perdendo um dia trabalho, a técnica de enfermagem Aline Ribeiro, 33 anos, já está na terceira tentativa por um atendimento. Correndo atrás de um financiamento do Fies para o filho de 17 anos que pretende cursar arquitetura, ela conta que já faltou o emprego por duas vezes. “Fiquei uma manhã inteira aqui e não fui atendida. Eu tenho que ficar na fila só para saber se consegui”.

De acordo com a universidade, apenas 100 senhas são distribuídas para o atendimento ao Fies. O professor responsável pelo Departamento de Controle Acadêmico da universidade, Emerson Corazza, explicou que as filas para o ProUni e Fies são separadas e os candidatos precisam se informar antes de ficar esperando.

A fila, segundo o professor, é grande, também, por conta de todos os outros serviços que são prestados aos acadêmicos que já estão matriculados. Segundo alguns candidatos do Prouni, a fila é a mesma.

Nos siga no Google Notícias