ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Filhote de jacaré abandonado em pet shop foi ‘adotado’ por universidade

Animal está sendo monitorado e após três anos poderá ser devolvido à natureza

Ana Paula Chuva | 14/08/2020 16:43
Jacaré foi avaliado clinicamente e está bem. (Foto: Biotério/ UCDB)
Jacaré foi avaliado clinicamente e está bem. (Foto: Biotério/ UCDB)

O filhote de jacaré da espécie caiman latirostris - o  jacaré do papo amarelo - abandonado em um pet shop no bairro Guanandi, em Campo Grande, foi adotado pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). O animal está sendo monitorado e poderá ser devolvido à natureza em três anos.

Conforme a Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o jacaré estava em bom estado de saúde e a universidade conta com uma estrutura adequada para receber o animal.

O filhote foi levado para o Biotério da UCDB onde será usado para estudos, conforme explicou a responsável pelo local médica veterinária e bióloga professora Paula Helena Santa Rita.

“Ele chegou e foi avaliado clinicamente. Está ótimo e é bem estressado (risos). Ele recebeu uma marcação do Biotério e esse número é o registro dele no Sisfauna que é o Sistema Nacional de Gestão da Fauna Silvestre. Agora ele está de quarentena sendo monitorado sanitariamente”, detalhou.

Segundo a coordenadora do Biotério o animal é um jacaré de papo amarelo e está recebendo todos os cuidados da faixa etária. “Ele é um filhote e está sendo alimentado diariamente, recebendo toda a exigência nutricional para a faixa etária. Ele fica conosco pelos próximos dois ou três anos e depois,  junto com o Imasul, decidiremos se ele será reintroduzido na natureza”, explicou.

 ‘Animal com fome’ - O filhote de jacaré foi deixado no pet shop no dia 3 de agosto por um garoto com idade entre 10 a 12 anos. Na ocasião o dono do local se assustou quando o menino deixou o animal e saiu correndo.

“Ele disse que precisava saber o que poderia dar de alimento para o animal dele, que não estava comendo. Mas ele não queria me dizer qual animal era e eu falei que não poderia dar uma ideia sem saber. Eu tomei um susto quando vi qual era o bicho”, disse ao Campo Grande News Carlos Eduardo Ribeiro, 43 anos dono da Nutri Cacau Pet Shop.

O empresário acionou a PMA (Polícia Militar Ambiental) que recolheu o animal e o levou para o Cras.

Nos siga no Google Notícias