"Foi uma situação pontual", diz HR sobre denúncia contra técnico de laboratório
Na tarde desta sexta-feira a instituição se manifestou por meio de uma nota de esclarecimento
Após denúncia de técnico de laboratório que trocava amostras de sangue de pacientes, o Hospital Regional resolveu dar a versão sobre o que tem ocorrido. O HR garante que não houve riscos à saúde de pacientes. Desde ontem (3), o HRMS tem sofrido com repercussão e comentários negativos, na tarde desta sexta-feira a instituição se manifestou com uma nota de esclarecimento.
É explicado pelo hospital que a instituição possui um processo de controle de coleta das coletas de amostras para a realização dos exames. Tendo ainda um analista clínico que traça um resultado comparativo, entre o resultado atual e anteriores, antes de finalizar o laudo de cada paciente.
Nos casos em que é encontrada alguma inconsistência nos resultados, é realizada uma nova coleta para a conferência e a confirmação do laudo. Ainda é destacado pelo Hospital Regional que nenhum paciente recebeu algum laudo errado. Também é explicado pela instituição que a denúncia contra o técnico de laboratório é uma situação pontual.
O caso - Um técnico de laboratório do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul foi afastado das atividades, após ser acusado de trocar amostras de sangue de pacientes. A denúncia foi feita por uma colega de trabalho dele, que encontrou frascos de amostras com etiquetas trocadas e frascos estocados para que, segundo ela, o técnico de laboratório não precisasse fazer a "recoleta".
O delegado da 5° Delegacia de Polícia, Felipe Alvarez Madeira, explicou que, por estarem no início das investigações, não é possível quantificar quantas amostras foram trocadas e se realmente houve essa troca.
Ainda estão sendo colhidos os depoimentos dos funcionários do hospital, posteriormente o acusado também será ouvido para que a situação seja esclarecida.