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Capital

Fraude não derruba liderança construída com credibilidade pelo Campo Grande News

Marta Ferreira | 22/06/2020 11:05
Leitora acessa o Campo Grande News por aplicativo, uma das inovações em 21 anos de liderança em MS. (Foto: Marcos Maluf)
Leitora acessa o Campo Grande News por aplicativo, uma das inovações em 21 anos de liderança em MS. (Foto: Marcos Maluf)

De janeiro a maio de 2020, o Campo Grande News teve 143 milhões de páginas visualizadas. O número de usuários únicos passou dos 29 milhões. Só em maio, foram 24 milhões de pageviews e mais de 5 milhões de visitantes únicos.

Está no topo dos veículos de comunicação na internet em Mato Grosso do Sul, conforme dados comprovados pelo IVC (Instituto de Verificação de Circulação).

Em reverência a esse patrimônio acumulado em 21 anos de história, por respeito ao leitor, e em consideração ao mercado publicitário, é preciso reforçar a informação correta.

O site Midiamax, intencionalmente ou por “deslize técnico”, errou ao divulgar dados de seu alcance de público, atribuindo valor superior ao do Campo Grande News. Disse, com base em números sem qualquer verificação externa, ter 54 milhões de visualizações em maio, utilizando-se de métrica que turbina os acessos, transformando cada página vista em três na hora da contagem.

Se fosse usar essa medida, o Campo Grande News teria, naquele mês 72 milhões de visualizações. Ou seja, um terço a mais do que o concorrente.

Porém, os dados de audiência dos dois jornais sequer são comparáveis, pois o Midiamax não se submete a qualquer verificação confiável e o Campo Grande News tem o selo do IVC. O organismo é usado pelos maiores veículos do País, Folha de S. Paulo e O Globo, para atestar seu alcance de público.

O Midiamax não tem essa verificação. Além disso, com uma simples inspeção, é perceptível o “erro” em sua contagem de leituras.

A ferramenta utilizada é a mesma, como explica Kenneth Corrêa, gerente de performance da 8020 Marketing. “O Google Analytics é hoje ferramenta "padrão-ouro" em webanalytics, ou seja, é a primeira opção do mercado, usada por 73% dos sites monitorados, estando bastante acima do segundo colocado, que é o Facebook Analytics com 6% dos sites monitorados”.

A forma com que cada veículo utiliza a tecnologia, no entanto, varia e nem sempre é confiável. “Para manipular os dados de audiência, editores podem inserir o mesmo código do Google Analytics duas ou mais vezes na página, inflando a contagem de pageviews de forma indevida. Esta estratégia é facilmente identificada através de inspeção básica do código do site”, acrescenta Leandro Lanceloti, cofundador da Premium Programmatic, agência de mídia programática. A empresa é responsável por gerenciar a publicidade de 180 portais de notícias no Brasil.

“No caso da mídia digital, por exemplo, sabemos que o mercado encontra dificuldades com robôs criados para inflar os números de audiência de websites. A auditoria do IVC pode detectar esse tipo de distorção, bem como a duplicidade de informações que surgem. O IVC funciona como selo de garantia”, explica Giovani Tonelli, gerente de Auditoria Digital do Instituto.

Para que tudo fique claro, foi registrada em cartório ata notarial, com valor de documento público, sobre o assunto. Uma cartorária acompanhou a visita ao www.campograndenews.com.br, www.topmidianews.com.br, www.correiodoestado.com.br, www.valor.globo.com, www.midiamax.com.br e a ativação do aplicativo Google Tag Assistant, a extensão gratuita do Chrome que ajuda a garantir que suas tags do Google, como Google Analytics e outras, estejam funcionando corretamente.

Foi possível constatar que o carregamento da tag do Google Analytics estava sendo feito de forma correta, contabilizando apenas uma requisição de página vista, exceto pelo site Midiamax.

O Midiamax estava contabilizando 3 requisições por página vista, mascarando assim o número real de visitas. (Confira no vídeo abaixo a explicação)


No dia 17 (quarta-feira passada) o site Midiamax foi notificado extrajudicialmente pelo departamento jurídico do Campo Grande News.

O Midiamax, segundo informação do IVC, ficou associado por apenas um mês, em junho de 2013. Essa é a única comparação existente. Na época, a audiência do Campo Grande News alcançou 13 milhões de visualizações e a do concorrente 7 milhões, uma diferença superior a 80%.

Liderança consolidada - O dado mais recente do IVC, de maio deste ano, mostra que, em Mato Grosso do Sul, o Campo Grande News é o mais visto. Em segundo lugar, está a Folha de S. Paulo.

O IVC reforça que um veículo sem auditoria, sem conferência dos dados anunciados, pode ter distorções em suas informações. A liderança do Campo Grande News, em contrapartida, tem comprovação por um organismo respeitado.

O mercado reconhece. O diretor-geral do TopMídiaNews, Marcos Reis, afirma: o Campo Grande News é, e sempre foi, uma referência. “Quando decidi montar um site de notícias, há sete anos, me espelhei no Campo Grande News, e ainda olho muito para ele, do ponto de vista ético principalmente. É um líder, uma referência”, avaliou.

A verdade é clara: o jornal on-line mais acessado de Mato Grosso do Sul é pioneiro e continua como o mais bem-sucedido. É referência para manter a sociedade a par dos fatos, notadamente em meio ao período de crise sanitária vivido pelo mundo, com a pandemia de novo coronavírus. Informação mais do que nunca é, além de poder, significado de preservação de vidas. Campo Grande News, conteúdo de verdade.

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