ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Funcionários detidos já estão livres, mas Santa Casa continua ‘fechada’

Hospital só recebe pacientes enviados pela central de regulação

Anahi Zurutuza e Guilherme Henri | 06/08/2017 09:45
Aviso de superlotação que foi afixado no portão do pronto-socorro, que está fechado desde quinta-feira (3) (Foto: André Bittar)
Aviso de superlotação que foi afixado no portão do pronto-socorro, que está fechado desde quinta-feira (3) (Foto: André Bittar)
Portaria está fechada e quem chega sem encaminhamento  é orientado a procurar outra unidade (Foto: André Bittar)
Portaria está fechada e quem chega sem encaminhamento é orientado a procurar outra unidade (Foto: André Bittar)

Depois da confusão entre dois funcionários da Santa Casa de Campo Grande e uma equipe do Corpo de Bombeiros, na noite deste sábado (5), a situação no local parece estar normaliza, embora o portão de acesso ao Pronto Socorro continue fechado.

Os dois trabalhadores detidos por impedirem a entrada de uma ambulância dos bombeiros já foram liberados e, segundo um funcionário, o hospital tem recebido viaturas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e também do socorro militar normalmente.

Ainda há, no entanto, restrições para a demanda espontânea. Ou seja, quem chega ao local em veículo particular e sem o encaminhamento da central de regulação, é barrado e orientado a procurar um dos postos de saúde 24 horas.

O funcionário disse ainda que a manhã deste domingo (6) foi tranquila, porque o hospital recebeu poucas ocorrências.

A assessoria de imprensa da Santa Casa confirma que apenas os casos encaminhados pela central de regulação estão sendo recebidos no hospital.

Portão escorado com uma pedra (Foto: André Bittar)
Portão escorado com uma pedra (Foto: André Bittar)

Confusão – Na noite de ontem, dois funcionários do hospital foram presos porque não deixaram que o Corpo de Bombeiros entrasse com um pacientes. Após bate-boca, os bombeiros resolveram pular as grades e romper as travas dos portões da rampa de acesso ao pronto-socorro.

A tensão foi tanta que virou caso de polícia. Ao menos duas viaturas da PM (Polícia Militar) se deslocaram ao local e não só o porteiro, mas também um fiscal de plantão foram levados à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento) do Centro.

Após o transtorno, o paciente enfim foi recebido na unidade.

Na manhã deste domingo (6), o portão estava escorado por uma pedra. Segundo o funcionário que deu informações ao Campo Grande News, o motor estragou e agora ele só abre manualmente.

Superlotação - Alegando superlotação, a Santa Casa de Campo Grande está desde a última quarta-feira (3) com os portões fechados. O hospital estaria operando com 60% acima de sua capacidade.

Salas do centro cirúrgico sendo usadas como leitos por pacientes e desde o dia 1º de agosto. O hospital também não está agendando cirurgias eletivas e as que estavam marcadas, estão sendo realizadas conforme disponibilidade dos centros cirúrgicos.

Nos siga no Google Notícias