ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Furto de fios é dor de cabeça diária na região onde homem morreu em subestação

Subestação pegou fogo durante a madrugada e corpo foi encontrado queimado; suspeita é de tentativa de furto

Por Dayene Paz e Antonio Bispo | 05/02/2024 08:52
O vigilante Antônio Lopes mora na Vila Progresso há 44 anos e diz que nos últimos quatro anos os crimes aumentaram. (Foto: Henrique Kawaminami))
O vigilante Antônio Lopes mora na Vila Progresso há 44 anos e diz que nos últimos quatro anos os crimes aumentaram. (Foto: Henrique Kawaminami))

Moradores da Vila Progresso, em Campo Grande, vivem um tormento diário com onda de furtos de fios - problema que é recorrente em toda a cidade. Desta vez, a subestação de energia foi alvo de tentativa de furto, na madrugada desta segunda-feira (5), mas acabou pegando fogo e o suspeito morreu carbonizado.

O vigilante Antônio Lopes tem 57 anos e mora na Vila Progresso há 44. Ele diz que nos últimos quatro anos os crimes aumentaram. "Já fui furtado quatro vezes e tive prejuízo de quase R$ 5 mil em fio. Você está dentro de casa, quando repentinamente a luz? Não dá nem tempo de sair, porque eles já correram e levaram os fios. A polícia tenta melhorar a situação, mas eles sempre voltam, já não sabemos mais o que fazer", relata.

Outra moradora, a aposentada Elza Helena Ferreira, de 60 anos, diz que a região virou uma cracolândia e muitos usuários acabam entrando nas casas. "O furto de fios é direto. No começo do mês, troquei o padrão de energia e antes mesmo que a Energisa fizesse a ligação, já tinham roubado os fios", conta. "Meu vizinho se mudou e só foi ele sair da casa que ladrões entraram e fizeram limpa nos fios. É uma situação insustentável", completa.

Elza comentou com a reportagem que já teve fios da casa levados por criminosos. (Foto: Henrique Kawaminami)
Elza comentou com a reportagem que já teve fios da casa levados por criminosos. (Foto: Henrique Kawaminami)

Por volta das 4 horas, Elza conta que ouviu explosões. "Eu e toda a rua saímos. Ficamos assustados porque os eletrodomésticos começaram a piscar com oscilação. Tive que desligar o padrão para não queimar", comenta. Segundo a Energisa, houve falta de luz, mas o fornecimento já foi restabelecido.

Entenda - Na madrugada desta segunda-feira, a subestação que fica na Vila Progresso e atende cerca de 40 mil consumidores pegou fogo. Um homem foi encontrado carbonizado e a suspeita é de que ele tenha arrombado o local para furtar fios.

Polícia Civil, perícia e técnicos da Energisa - concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Campo Grande - estão no local.

Técnicos da Energisa em frente à subestação que pegou fogo. (Foto: Henrique Kawaminami)
Técnicos da Energisa em frente à subestação que pegou fogo. (Foto: Henrique Kawaminami)

“Tudo indica que houve tentativa de furto de cabos na subestação Campo Grande Progresso ocasionando curto-circuito dentro da subestação. Mesmo com avisos no entorno alertando sobre equipamentos de alta tensão, houve a tentativa que terminou na morte de uma pessoa. A Energisa lamenta o ocorrido e abrirá investigação para apuração dos fatos através dos órgãos competentes”, informou a concessionária em nota.

O fogo que atingiu a subestação também prejudicou o trânsito. Na Rua 13 de Maio, entre a Avenida Fernando Corrêa da Costa até a Eduardo Elias Zahran, pelo menos 15 semáforos não estão funcionando.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias