Gerente de posto é afastado após vacinar servidor que não era prioridade
Guarda municipal foi imunizado mesmo não estando nos grupos prioritários da primeira fase que ainda está em andamento
Gerente de unidade de saúde, não identificado, foi afastado após permitir a aplicação da primeira dose de coronavac em um guarda municipal. A imunização do servidor está prevista no plano municipal para a quarta e última etapa.
Em uma postagem em rede social, o servidor de 39 anos, relatou que foi vitima da covid-19 e ficou internado do final do mês de outubro ao começo de dezembro de 2020, desse período doze dias foram em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Ele conta ainda que teve 60% do pulmão comprometido pela doença.
Ao Campo Grande News, o guarda contou que foi imunizado a convite da chefia da unidade de saúde onde atualmente está lotado.
“Tenho contato direto com a população que procura atendimento. A disponibilidade de vacinar veio da chefia de saúde para os que trabalham no posto. Passei por esta doença e fiquei em estado grave, acredito que peguei a covid lá mesmo na unidade de saúde”, disse o servidor.
Em postagem recente, o servidor postou a ampola da coronavac ao lado do comprovante de vacinação e escreveu na legenda: “Primeira dose!”
No entanto, mesmo tendo sido acometido pela doença e estar lotado em unidade de saúde, a imunização não deveria ter sido feita, já que os guardas municipais não fazem parte dos grupos mais sensíveis à doença previstos nas primeiras fases da vacinação.
Por esta razão, a prefeitura de Campo Grande informou ao Campo Grande News que a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afastou o gerente da unidade de saúde e um processo de sindicância será instaurado para apurar a conduta dos envolvidos.
A secretaria ainda destacou que mantém um controle rigoroso da distribuição das doses de vacina, bem como o acompanhamento da aplicação.
“O episódio em questão foi isolado e que terá seu devido encaminhamento. O município trabalha no aperfeiçoamento do sistema de identificação prévia para que seja evitado qualquer tipo de fraude e todo o processo seja mais seguro e célere. Todas as informações referentes ao processo de imunização no município estão à disposição dos órgãos de controle.”, finaliza a nota.
Plano municipal - O plano municipal de imunização da Capital foi publicado ontem no Diário Oficial com uma fase a mais que o Plano Nacional de Vacinação contra Covid. Nas três primeiras fases está prevista a imunização dos grupos prioritários e mais vulneráveis à doença. Vale lembrar que ainda estamos na primeira.