A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

31/03/2012 12:20

Governador e Prefeito entregam obra de reforma do aeroporto Santa Maria

Francisco Júnior e Nadyenka Castro

Reforma custou mais de R$ 14 milhões, o objetivo é diminuir fluxo de aviões de pequeno e médio porte do Aeroporto Internacional de Campo Grande

Puccinelli entregou obra de reforma em solenidade neste sábado. (Foto: Marlon Ganassin)Puccinelli entregou obra de reforma em solenidade neste sábado. (Foto: Marlon Ganassin)

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli e o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, entregaram nesta manhã (31) a obra de reforma do aeroporto Santa Maria, em Campo Grande. A solenidade contou com a presença de vereadores e deputados.

Com investimento de mais de R$ 14 milhões, o objetivo da obra é diminuir o fluxo de aviões de pequeno e médio porte do Aeroporto Internacional de Campo Grande, beneficiando principalmente as empresas de táxi aéreo que fazem voos dentro do estado.

De acordo com o governador, a reforma do aeroporto já estava inclusa no projeto de governo dele de desenvolver a aviação regional. Segundo Puccinelli, esse é o segundo aeroporto homologado em sua gestão, o primeiro foi o de Bonito.

A homologação de um novo aeroporto depende se local está de acordo com as normas técnicas, se possui unidade de resgate, pista no tamanho certo e cerca de proteção.

O governador informou ainda que antes do término do seu mandato pretende homologar mais dois aeroportos: o de Naviraí e de Nova Andradina.

A intenção do governo é construir aeroportos nos municípios de Paranaíba, Amambai, Coxim, Aquidauana, Chapadão do Sul e Jardim. O de Três Lagoas depende de um pendência jurídica para ser homologado. “ São quase dois anos de enrolação”, disse André.

Pista ganhou pavimentação. (Foto: Divulgação)Pista ganhou pavimentação. (Foto: Divulgação)

Santa Maria - A principal reforma aconteceu na pista principal, de pouso e decolagem. , foi reformada e recebeu aplicação de grooving – aquelas “ranhuras” obrigatórias e que servem para evitar derrapagem ou aquaplanagem de aeronaves.

Já a auxiliar, a pista de taxiamento, recebeu pavimentação. Ambas tinha extensão total de mil metros de comprimento por 18 de largura. Agora, a pista de taxi x 18 metros. A de táxi agora mede 1,5 mil metros de comprimento por 23 metros de largura e a pista principal passou para 1,5 mil metros por 30 de largura.

As pistas de pouso e decolagem receberam revestimento em concreto betuminoso usinado à quente. Cada uma conta com 7,5 cm de espessura.

O Aeroporto também vai ganhar instalações do Corpo de Bombeiros, com a implantação de uma Secinc (Secção de Combate a Incêndio).

Também foram instaladas cercas operacionais de padrão internacional, que vão servir como barreira para evitar a entrada de animais no local, como forma de evitar acidentes com os bichos que existem nas propriedades vizinhas ao aeroporto.

Com a reforma, o presidente da Associação dos Moradores do Sitio Santa Maria, Matheus Dalzakcker, vive a expectativa da pavimentação asfatica do acesso da rodovia BR-262 ao aeroporto. “ Aqui tem 465 chácaras, destas 150 famílias moram aqui, tem endereço. Então a gente precisa de asfalto”, reivindicou.

Guarda oferece palestra sobre prevenção e combate às drogas em Uneis
Jovens da Unei (Unidades Educacional de Internação) Dom Bosco e da Unidade de Internação Feminina Estrela do Amanhã, em Campo Grande, receberam pales...
Cadastramento biométrico é oferecido pela Carreta da Justiça em Anhanduí
Desde o início desta semana a Carreta da Justiça está realizando atendimentos da biometria no distrito de Anhanduí, no município de Campo Grande, gra...


que bom que apareceu um governador voltado para a aviação, quem sabe como eu trabalhei 23 anos na aviação sabe como estava a aviação antes e agora com este governador olhando para este lado, parabens govrnador...
 
ovidio oliveira em 01/04/2012 11:28:29
É de fazer rir. O DNIT as pressas fez uma "maquiagem" na sinalização no trecho da BR 262 próximo a entrada do RESIDENCIAL MARIA APARECIDA PEDROSSIAN por conta do PERIGO que é a ROTATORIA. Projeto feito por um "energumeno" da Engenharia viária. Tudo para "garantir" a segurança dos políticos e "agregados" que iriam utilizar a via até chegar na solenidade. Esse trecho é de MORTE! Exigimos MUDANÇAS JÁ
 
Prof. Janio Batista de Macedo em 01/04/2012 05:08:13
Belo aeroporto, mas a estrada para chegar lá está em péssimo estado, quase intransitável.
Puccineli, pede pro Nelsinho pelo menos cascalhar toda a estrada, por favor.
 
flavio oliveira em 31/03/2012 01:30:45
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions