ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Governo e Prefeitura vão anunciar na quarta flexibilizações em decretos

Pela manhã, o prefeito Marquinhos Trad e o secretário de Saúde Geraldo Resente se reuniram com lojistas

Clayton Neves e Mariana Rodrigues | 29/03/2021 10:22
Prefeito Marquinhos Trad disse que flexibilizações vão atingir todos os setores. (Foto: Kísie Ainoã)
Prefeito Marquinhos Trad disse que flexibilizações vão atingir todos os setores. (Foto: Kísie Ainoã)

Entre quarta (31) e quinta-feira (1°), Prefeitura e Governo do Estado se comprometeram em publicar novo decreto com flexibilizações para o funcionamento do comércio e outros setores atingidos pelas medidas de restrições em vigor. As regras atuais seguem valendo até 4 de abril, mas haverá mudança depois dessa data, com reabertura do comércio e serviços.

“Até o dia 4 permanece do jeito que está. A partir do dia 5 vamos publicar medidas de flexibilização para o toque de recolher, atacadistas, varejo, academias de ginásticas, bares e restaurantes e escolas”, confirmou o prefeito Marquinhos Trad (PSD).

Havia temor que as regras fossem prorrogadas, mas após reunião com lojistas na Governadoria, o prefeito antecipou que, na Capital, as  flexibilizações vão atingir todos os setores depois de 5 de abril. No entanto, os decretos não devem ser revogados antes do prazo estabelecido.

Secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, disse que novo decreto deve ser publicado entre quarta e quinta-feira. (Foto: Kísie Ainoã)
Secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, disse que novo decreto deve ser publicado entre quarta e quinta-feira. (Foto: Kísie Ainoã)

De acordo com Marquinhos, a partir da melhoria do quadro de leitos disponíveis, o toque de recolher deve ser fixado às 21 ou às 22 horas. Escolas poderão retomar aulas presenciais a partir do dia 5 e o comércio poderá voltar a funcionar, desde que com ocupação que deve variar entre 30 e 50%. Também será feita a manutenção de impostos cobrados pelo Município.

O anúncio das novas regras será feito antecipadamente para que o setor possa se organizar para a retomada a partir da próxima segunda-feira (5).

Pela manhã, Marquinhos participou de reunião na Governadoria com representantes do comércio, o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende e o de governo, Sérgio Murilo. Após pouco mais de uma hora de encontro, nada ficou decidido.

“Não conseguimos tratar profundamente nenhum tópico do que apresentamos. Uma nova reunião foi marcada para a próxima quarta-feira”, explicou Adelaido Vila, presidente da Câmara de Diretores Lojistas de Campo Grande.

Na saída do encontro, o Geraldo Resende também disse que novas regras serão conhecidas ainda nesta semana. “Na quarta ou na quinta-feira vamos publicar um novo decreto. Vamos levar em consideração o que foi apresentado em reunião com o setor do comércio. Sabemos que a economia está prejudica”, afirmou.

Na semana passada, a CDL encaminhou ofício ao Governo onde lista série de revindicações, entre elas, ampliação do toque de recolher para meia-noite, inclusão de atividades na lista de serviços essenciais, prioridade para motoristas, advogados e jornalistas na vacinação e congelamento de impostos.

No fim da reunião de hoje, grupo de cerca de 20 comerciantes estava na Governadoria e protestou contra as restrições.

Nos siga no Google Notícias