ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  06    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Governo entrega “hospital sobre rodas” ao Corpo de Bombeiros da Capital

A nova unidade contará com uma equipe de bombeiros, além de médicos, enfermeiros e motoristas

Jhefferson Gamarra e Ana Paula Chuva | 06/04/2021 15:02
Governo entrega “hospital sobre rodas” ao Corpo de Bombeiros da Capital
Unidade irá desafogar o setor de saúde e aumentar as chances de desfechos positivos a pacientes (Foto: Henrique Kawaminami)

O governo de Mato Grosso do Sul, entregou na tarde desta terça-feira (06), a primeira Ursa (Unidade de Resgate e Suporte Avançado) ao Corpo de Bombeiros. A unidade será operacionalizada por uma equipe do bombeiros militares, composta por 12 médicos, enfermeiros e condutores.

De acordo com o médico do Corpo de Bombeiros, Carlos Sanches, a viatura de suporte avançado dará suporte pré-hospitalar, na remoção e no tratamento rápido de lesões potencialmente fatais, como no atendimento de vítimas graves de acidentes de trânsito e outas ocorrências que envolvam risco de morte.

“O atendimento com nova unidade será feito via ciops, como já é feito na corporação, só que agora temos a ambulância avançada, o médico do corpo de bombeiros e enfermeiros vão junto para a ocorrência, atende e faz todo o procedimento que tem dentro de um hospital em suporte avançado. A unidade possui materiais para resgate e para suporte a vida”, explicou o médico que compõe o quadro do Corpo de Bombeiros.

Governo entrega “hospital sobre rodas” ao Corpo de Bombeiros da Capital
Governador Reinaldo Azambuja durante cerimônia de entrega da nova unidade de suporte avançado ao Corpo de Bombeiros (Foto: Henrique Kawaminami)

Segundo o governador Reinaldo Azambuja, que participou da cerimonia de entrega da viatura, a unidade concretiza um sonho antigo da corporação.

“É como se funcionasse um hospital de apoio móvel para acidentes incêndios e grandes ocorrências que possam haver. Os médicos trabalharão em regime de plantão, sendo os 12 médicos com equipes de enfermeiros, motoristas e bombeiros. É a primeira que a gente entrega de outras que virão”, garantiu o governador.

A ideia inicial é utilizar a unidade apenas em Campo Grande, mas de acordo com Azambuja, futuramente o serviço poderá ser ampliado outras localidades do interior do estado.

A viatura URSA, apoiará a Secretaria de Estado de Saúde (SES), e ficará baseada no quartel central do Corpo de Bombeiros, na Rua 14 de Julho. O acionamento da unidade será possível pelo método das demais, através de ligação para o número 193, conforme a gravidade da ocorrência.

Governo entrega “hospital sobre rodas” ao Corpo de Bombeiros da Capital
Viatura conta com equipamentos de resgate e de atendimento pré-hospitalar (Foto: Henrique Kawaminami)


Nos siga no Google Notícias