A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

19/12/2017 08:27

Governo inicia mutirão para fazer 1,2 mil cirurgias de catarata

Procedimentos ocorrem no Hospital de Câncer Alfredo Abrão, que recebeu a visita do governador nesta manhã

Kleber Clajus e Aline dos Santos
O casal Neusa América e Dielson da Silva passaram por cirurgia durante o mutirão (Foto: André Bittar)O casal Neusa América e Dielson da Silva passaram por cirurgia durante o mutirão (Foto: André Bittar)

Neusa América e Dielson da Silva, de 71 e 72 anos, passaram por procedimento cirúrgico para correção de catarata durante mutirão realizado nessa semana em Campo Grande. O casal sentia dificuldades para realizar trabalhos domésticos pela perda da nitidez da visão e compõe grupo de 1,2 mil pessoas a serem atendidas no Hospital de Câncer Alfredo Abrão. Foram montadas tendas para atendimento, iniciado na segunda-feira (18), em modelo similar ao adotado pela Caravana da Saúde. O convênio firmado, conforme o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), é de R$ 1,4 milhão repassados pelo Ministério da Saúde.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) estima que 400 pessoas passem pela unidade hospitalar diariamente. Estas são das regiões de Campo Grande e Ponta Porã. Azambuja explicou que a ação soma-se as 41 mil cirurgias realizadas durante a Caravana da Saúde, possibilitando assim reduzir a “fila da vergonha” para 17 mil cirurgias eletivas de catarata.

Rui Hider, 62 anos, foi surpreendido pela fila de triagem. “Se soubesse teria vindo mais cedo”, disse o morador do Bairro Parque do Sol na Capital. Ele ressaltou que havia perdido chance de passar pelo procedimento meses antes porque ficou doente. “Mas vou fazer hoje”.

Mais investimento - Em busca de novos recursos, o secretário estadual de saúde Carlos Coimbra embarcou logo depois de visita com o governador ao hospital para Brasília (DF). Azambuja ligou para o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República e deputado federal licenciado, Carlos Marun (PMDB), para interceder no pleito.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions