ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Governo inicia mutirão para fazer 1,2 mil cirurgias de catarata

Procedimentos ocorrem no Hospital de Câncer Alfredo Abrão, que recebeu a visita do governador nesta manhã

Kleber Clajus e Aline dos Santos | 19/12/2017 08:27
O casal Neusa América e Dielson da Silva passaram por cirurgia durante o mutirão (Foto: André Bittar)
O casal Neusa América e Dielson da Silva passaram por cirurgia durante o mutirão (Foto: André Bittar)

Neusa América e Dielson da Silva, de 71 e 72 anos, passaram por procedimento cirúrgico para correção de catarata durante mutirão realizado nessa semana em Campo Grande. O casal sentia dificuldades para realizar trabalhos domésticos pela perda da nitidez da visão e compõe grupo de 1,2 mil pessoas a serem atendidas no Hospital de Câncer Alfredo Abrão. Foram montadas tendas para atendimento, iniciado na segunda-feira (18), em modelo similar ao adotado pela Caravana da Saúde. O convênio firmado, conforme o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), é de R$ 1,4 milhão repassados pelo Ministério da Saúde.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) estima que 400 pessoas passem pela unidade hospitalar diariamente. Estas são das regiões de Campo Grande e Ponta Porã. Azambuja explicou que a ação soma-se as 41 mil cirurgias realizadas durante a Caravana da Saúde, possibilitando assim reduzir a “fila da vergonha” para 17 mil cirurgias eletivas de catarata.

Rui Hider, 62 anos, foi surpreendido pela fila de triagem. “Se soubesse teria vindo mais cedo”, disse o morador do Bairro Parque do Sol na Capital. Ele ressaltou que havia perdido chance de passar pelo procedimento meses antes porque ficou doente. “Mas vou fazer hoje”.

Mais investimento - Em busca de novos recursos, o secretário estadual de saúde Carlos Coimbra embarcou logo depois de visita com o governador ao hospital para Brasília (DF). Azambuja ligou para o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República e deputado federal licenciado, Carlos Marun (PMDB), para interceder no pleito.

Nos siga no Google Notícias