ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Grupos se dividem e estimativa vai de 25 mil a 40 mil pessoas

Ângela Kempfer | 20/06/2013 20:00
Multidão na Afonso Pena em protesto desta quinta-feira.
Multidão na Afonso Pena em protesto desta quinta-feira.
Manifestantes caminham pela avenida.
Manifestantes caminham pela avenida.

Os manifestantes que saíram às ruas de Campo Grande passam boa parte da noite dispersos, divididos em, pelo menos, 4 grupos espalhados pela cidade, o que complica o cálculo sobre a dimensão dos protestos.

A estimativa do comandante da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David, é de que já são 25 mil pessoas no protesto, mas o número cresce e a Agetran fala em 40 mil pessoas nas ruas.

Sem uma liderança definida, pessoas de diferentes idades e regiões foram se agrupando e definindo aparentemente de forma aleatória o roteiro, de acordo com o horário de chegada na praça do Rádio, ponto central de concentração. 

Todos sairam pela Afonso Pena, mas foram parando em locais diferentes ao longo do caminho. A maior parte seguiu para a Câmara, alvo principal dos protestos.

Alguns passaram, inclusive, pela frente do prédio do governador André Puccinelli, onde ficaram por cerca de 15 minutos fecharam a rua Euclides da Cunha durante esse tempo.

Outros ficaram na Afonso Pena, na região da Praça do Rádio Clube, muitos perambulando pelo Centro.

O maior grupo saiu por volta das 15h30 pela Afonso Pena, desceu a rua Ceará até a Ricardo Brandão até a Câmara.  Durante o protesto, alguns cogitaram ir até a Assembleia, desistiram no meio do caminho e novamente se dispersaram, alguns de volta ao Paço Municipal.

Há pouco, muitos que estavam no Centro pegaram também o rumo dos Altos da Afonso Pena e reforçaram o protesto na Câmara.

Um grupo menor seguiu até o Aquário do Pantanal. Os manifestantes gritam em coro “Aquário”, “Aquário”, obra do governo do Estado em construção no Parque das Nações Indígenas.

Os manifestantes reclamam do valor investido no projeto e cobram investimento semelhante na saúde. Ainda não há notícias de vandalismo, a manifestação é pacífica.

Há notícias de pichações apenas em tapumes espalhados pelos bancos para proteger as fachadas. Pequeno tumulto ocorreu em frente à Praça do Rádio. Por volta das 19h30, jovens atearam fogo em papéis no meio da Afonso Pena, mas foi rapidamente apagado.

Alguns manifestantes também tentaram subir pela rampa que dá acesso ao Shopping Campo Grande, mas foram contidos pelos seguranças e voltaram para a avenida.

Outro grupo continua no Paço Municipal, lotando o estacionamento, a rua e as calçadas. Também há muitas pessoas caminhando no sentido da Praça do Rádio.

Os ônibus não trafegam pela Afonso Pena, foram desviados para a 15 de Novembro.

Nos siga no Google Notícias