ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Guarda Municipal recebe capacitação do Exército para ações de intervenção

Nyelder Rodrigues | 05/12/2017 20:14

Os guardas municipais de Campo Grande que vão formar o GPI (Grupo de Pronta Intervenção) passaram na última semana por uma capacitação feita pelo Exército Brasileiro, com orientações e ensinamentos diversos.

O grupo terá função de auxiliar as instituições de Segurança Pública em ações específicas e, preventivamente, nas áreas invadidas do município, além de auxiliar no cumprimento de ordens de serviço da Guarda Municipal.

Caberá ao GPI ainda a realização de operações conjuntas com instituições de segurança pública nas esferas estadual e federal, e realizar patrulhamentos ostensivos e preventivos em praças e locais estratégicos.

A parte teórica da capacitação abordou os temas "Regimento Interno do GPI", "Estatuto da Criança e do Adolescente", "Noções de Direito Penal", "Estatuto Geral das Guardas Municipais", "Policiamento Comunitário”, "Direitos Humanos Frente aos Grupos Vulneráveis", "Ética, Direitos Humanos e Cidadania" e "Estatuto do Desarmamento".

Já a parte prática foi ministrada pela 9ª Companhia de Guardas do Exército Brasileiro. Os participantes tiveram informações sobre "Operações de Garantia da Lei e da Ordem" apresentadas pelo major Maurílio.

As temáticas "Participar de uma Operação de Controle de Distúrbios (OCD)", "Demonstração OCD" e "Recebimento da Missão, Planejamento e Treinamento para Participar de Uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem" foram apresentadas pelo 2º tenente Oliveira.

O curso prosseguiu com o 2º sargento Torres, 3º sargento Leonam e 1º sargento Iraque destacando os temas "Participar de uma Operação de Controle de Distúrbios (OCD)". Para encerrar o treinamento, os guardas civis participaram de ações coordenadas pelo 2º sargento Torres e 3º sargento Leonam, focando em armamentos não letais.

Nos siga no Google Notícias