Guardas envolvidos em ocorrência que acabou com jovem baleado serão afastados
Caso aconteceu tarde de sábado, no Condomínio Rui Pimentel, na Avenida Marajoara

Em nota, a GCM (Guarda Civil Metropolitana) informou que abriu procedimento administrativo disciplinar para investigar a conduta do guarda municipal que atirou no jovem de 18 anos, na tarde do último sábado (9), no Condomínio Rui Pimentel, na Avenida Marajoara, no Jardim Centro Oeste, em Campo Grande.
Conforme o texto, como medida preventiva, os servidores envolvidos no evento prestarão serviços administrativos internos, até a conclusão do processo disciplinar. “Os servidores da Guarda Civil Metropolitana que participaram da ocorrência serão submetidos a procedimento administrativo disciplinar, junto à Corregedoria da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social".
Ainda segundo a nota, a investigação de eventual prática de crime pelos agentes municipais será apurada pela Polícia Civil e contará com total apoio e colaboração da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social para a elucidação dos fatos. “Vale ressaltar que durante o período de 60 meses a Guarda Civil Metropolitana não se envolveu em nenhum incidente na utilização de arma de fogo. A Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social lamenta o infeliz incidente, reafirmando o compromisso com os direitos humanos fundamentais."
O jovem tem deficiência mental e acabou ferido depois de um surto durante vistoria de rotina da equipe da Amhasf (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários), acompanhada pela Guarda Civil Metropolitana. O rapaz foi socorrido à Santa Casa, onde segue internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com respiração espontânea, agitado, parcialmente orientado, usando dreno de tórax.