ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Hemosul começa o ano com apelo para doação de sangue A e O negativo

Tipo sanguíneo A negativo está 80% abaixo do estoque nesta quinta-feira

Aline dos Santos | 03/01/2019 11:21
Campanha do Hemosul lembra que doar sangue é um ato de amor e salva vidas.
Campanha do Hemosul lembra que doar sangue é um ato de amor e salva vidas.

Com até 80% abaixo do estoque, no caso do sangue A negativo, o Hemosul de Campo Grande pede doações com urgência. Na Capital, as situações mais críticas são para os tipos sanguíneos A negativo e O negativo (60% abaixo do ideal).

O cadastro dos doadores já começou a ser acionado, para evitar que a situação piore. No Hemosul de Dourados, as reservas do sangue AB+ precisam ser ampliadas em 20%. Conforme a assessoria, a situação não é alarmante, mas já requer cuidados.

O Hemosul de Campo Grande funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 h; e no sábado, das 7h às 12h. Na unidade de Dourados, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h.

Para ser um doador, a pessoa precisa estar bem alimentada, pesar mais de 55 quilos e ter de 16 a 69 anos. Para a primeira doação, o limite é 60 anos.

Doenças que impedem a doação - Não podem doar sangue pessoas com doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como doença de Chagas, hepatite, aids, sífilis. Se estiver com gripe ou alergia, deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

Nos siga no Google Notícias