A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

18/01/2014 09:25

Homem de 72 anos atacado por dois pitbulls diz que "nasceu de novo"

Aliny Mary Dias
Nathanael ficou traumatizado após as mordidas na cabeça (Foto: Marcos Ermínio)Nathanael ficou traumatizado após as mordidas na cabeça (Foto: Marcos Ermínio)

Dez dias após ser atacado por dois cães pitbulls na Avenida Mascarenhas de Moraes, o idoso Nathanael Ferreira da Silva, 72 anos, relembra dos momentos de pânico e afirma ter nascido de novo. Segundo dados do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes), a Capital registra média de 250 ataques de cães por mês.

Ainda traumatizado com o ataque, Nathanael relembra as mordidas e a violência com que os cães foram para cima dele. O aposentado explica que tinha acabado de sair de uma agência bancária onde sacou a aposentadoria do mês, na última quarta-feira (8).

Sentado no ponto de ônibus, o idoso esperava o coletivo que o levaria de volta para casa, na Vila Margarida. Além de Nathanael, uma mulher com uma criança também estavam no ponto. Depois de alguns minutos, os dois cães se aproximaram e cheiraram os três.

“Naquela hora eu achei que os cachorros iam morder a criança e tenho certeza que se pegassem, teriam matado”, explica.

Para defender o menino, a mãe jogou um saco de pipocas no cão e aí ele avançou. Foi nesse momento que o idoso se levantou e tentou afastar os cachorros. “Eles já pularam em mim e um começou a morder minha cabeça. Eu fiquei lutando com o outro dando chutes, para que ele não mordesse o meu pescoço também”, relembra.

Idoso ficou com marcas do ataque (Foto: Marcos Ermínio)Idoso ficou com marcas do ataque (Foto: Marcos Ermínio)

Apesar do ataque, o dia também foi de sorte para Nathanael. Um policial à paisana saía da agência bancária e presenciou o ataque. O militar atirou contra os cães e um deles morreu, o outro foi baleado e levado pelo dono até o veterinário.

Outra viatura da Polícia Militar que transferia presos também passou na Avenida no momento do ataque e conseguiu ajudar o idoso. “Minha sorte foram os policiais, eu não ia aguentar por muito tempo. Tenho certeza que poderiam ter arrancado pedaços de mim e eu poderia ter morrido”, conta, emocionado, o aposentado.

Nathanael foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Coronel Antonino. Ele sofreu ferimentos na cabeça e nos braços e hoje se recupera bem em casa.

O psicológico, no entanto, foi o mais afetado pelo ataque. Nathanael ficou traumatizado e não sai mais de casa sem um pedaço de madeira nas mãos. “Todo cachorro que eu vejo, mesmo que seja pequeno, penso estar vindo para cima de mim. Tenho medo e espero que isso passe um dia”, completa.

Números – De acordo com os registros do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes), são considerados ataques todas as mordidas ou arranhões que pessoas sofrem por parte dos cães.

Outros números que chamam a atenção são ataques envolvendo animais silvestres. Somados aos ataques de cães, o número chega a 300 por mês. O dado leva em conta ataques de cães, gatos e morcegos.

Segundo o CCZ, o levantamento é feito com base nos registros de entrada de pacientes na rede municipal de saúde. Toda a vez que uma pessoa vítima de ataque é atendida, o centro de zoonozes é acionado e pode acompanhar o caso.

Vítima só sai de casa com pedaço de madeira para se defender de novos ataques (Foto: Marcos Ermínio)Vítima só sai de casa com pedaço de madeira para se defender de novos ataques (Foto: Marcos Ermínio)


Valdecir Antônio, com certeza o sem noção é você, com um comentário tolo, ainda achando-se o super da razão. Baseado em que fala com tanta vieemência, menosprezando a opinião dos outros?
Os animais não são monstros, nós que os tornamos. Inclusive, muitas pessoas são mais monstros que elas.
 
Juan Charlymoon em 20/01/2014 12:14:52
pelos comentários mais sem noção de quem vem aqui defender os pitbulls se percebe porque os cães desta raça são assim...vai da criação mesmo...kkk
 
Valdecir Antonio Zaniboni em 19/01/2014 19:10:17
lixo ou abortam antes.Tudo isso que relatei é crime grave contra a vida, mas nem por isso, essas "pessoas" são severamente punidas como deveriam. NÃO ESQUECENDO QUE NÓS, CONTRÁRIO DOS ANIMAIS, somo racionais, certo? Então porque crucificar essa ou outra raça, se somos piores que todas as raças existente no mundo?
Gente, o animal não pensa, quem deveria pensar e tomar todos os cuidados seria o dono do animal. Quem deve receber punição, consequentemente seria o dono do animal por negligência da guarda.
Quanto ao policial, não teve outra opção mediante o ocorrido. Infelizmente ceifou a vida do animal, que foi vítima de negligência do dono e das autoridades competentes(governo), que não dispõe aos policiais arma não letal para esse tipo de ocorrência. Se fosse um marginal a vida seria poupada
 
Neyde de Oliveira em 19/01/2014 14:24:44
Já fui atacada por um Pincher, que passou o portão, mordeu minha panturrilha rasgando meu corsário e voltou para sua casa. O que quis dizer com esse exemplo, que animal é agressivo independente da raça.
O HOMEM, é o animal mais agressivo sob a face da terra, apesar de ser "RACIONAL". O tal homem destrói até sua própria cria, contrário dos animais que as protegem, estou errada??? o homem, VIOLENTA mulheres independente de idade, contrário do animal que respeita até sua fêmea .
Lemos nas reportagens diariamente, Pit boys que matam no trânsito, nos bares, boates... e os chamados homens, que matam muitas das vezes com requinte de crueldade suas companheiras, deixando suas crias órfãos. Muitas mulheres que não são mães, sim verdadeiras poedeiras, que colocam as crianças no mundo e as jogam
 
Neyde de Oliveira em 19/01/2014 14:13:16
Marcos Ferraz vamos DEIXAR de ser ignorante, estude, pesquise, reflita, antes de fazer críticas ao comentário ACERTADO do outro leitor( Estevão Carlos). Pelo seu comentário raivoso, parece um animal pronto para o ataque, com uma diferença: dizem que tem capacidade de pensar(????)
Estevão, você falou tudo rapaz. Quem tem que ser penalizado é o dono dos bichos. A Jane é outra que falou bonito também, como sempre o animal que pensa sempre agredi e mata o que não possui capacidade para pensar(os pobres bichos são as maiores vítimas).
 
Juan Charlymoon em 19/01/2014 13:30:50
concordo com vc welliton cade dono do cachorro ,,, quem quer criar tipo animal perigoso tem cuidar isso minimo que deve fazer,,, dono desse animal deveria indenizar esse senhor que foi mordido ja que nao tem leis brasill talves meche bolso esse povo sente pouco aprende ser mais cidadão .quer ter bicho perigoso vai mora na fazenda
 
rosilene leonel em 19/01/2014 00:05:13
FOI O SENHOR QUE COMEÇOU O ATAQUE CONTRAS OS PITBULL,AGORA FICA AI QUERENDO SE APARECER DIZENDO QUE NASCEU DE NOVO... SE FOSSE PARA O PITBULL ATACAR ALGUEM, TERIA COMEÇADO PELA CRIANÇA, JAMAIS OS CACHORROS IA PEGAR A PIPOCA E SAIR PROCURANDO OUTRA VITIMA...INFELIZMENTE OS CACHORROS NAO VAO RENASCER, FIQUEI COM MUITO ODIO NESSSE CASO, PORQUE FOI ATAQUE DO HUMANO CONTRA O ANIMAL, O ANIMAL FOI SE DEFENDER...
 
JANE RODRIGUES em 18/01/2014 17:43:40
O problema é o dono, a criação! O mesmo ocorre entre os humanos onde uma má criação leva a pessoa para o crime!
 
Alexandre de Souza em 18/01/2014 16:50:36
aconteceu este fato lamentável primeiro pela falta de responsabilidade do proprietário dois animais, outra pelo relato do srº , os cachorros chegaram e ( cheiraram ) os que estavam no ponto, a mulher tacou um saco de (pipoca ) pra espantar os cães, vamos concordar até um Chihuahua se alguém tacar um objeto eles vem pra cima. Será que se eles tivessem ficados quetos sem mexer com os cães eles iriam atacar???? será????
 
everton silva em 18/01/2014 16:04:45
estevao carlos, fica na sua, não fala nada. ia deichar matar o senhor, i deichar os cães vivos, tinha q matar os 2, e prender o dono, sr natanael agora o sr mostra para o advogado que é dono que o direito é seu, pede uma boa indenização, cobra até o ultimo centavo, pois advogado acha que é o rei na terra. tudo tem seu direito, imagina ele contra vc numa situação dessa, não deiche de graça, por favorrrrrr
 
marcos ferraz em 18/01/2014 15:32:15
Só defende estes pitbulls quem ganha dinheiro vendendo, e os que o usam como arma para intimidar, tipo os lutadores.
 
Carlos ferreira em 18/01/2014 15:17:32
Reitero minha contrariedade contra a existência desta espécoe de cães e afirmar que que cria/possui cães como estes não tem bom juízo na cabeça.
As notícias que se emanam destes câes são essas: Que atacaram crianças, idosos, pessoas embriagadas, outros animais indefesos ou de pequeno porte. Jamais se ouve falar que um pitbull defendeu alguém dum assalto, protegeu uma criança ou idoso de algum outro abuso. E viva o famoso vira-lata. No interiorzão é comum se ouvir histórias de pequenos vira-latas que perderam até a vida para defender crianças ou pessoas adultas de cobras, jacarés ou doutros animais.
 
Valdecir Antonio Zaniboni em 18/01/2014 15:13:38
e muito engraçado esses vereadores criam tantas leis porque nao cria uma lei regulamentado para quem cria esses tipos de cachorros;; nao sou contra nao mas tudo no seu lugar ;; ja foi comentado que ja e a segunda vez que esses animais sai as ruas atacando pessoas ;;;
 
gilberto ferreira de lima em 18/01/2014 11:11:39
a lei deveria proibir de estes cachorros irem para a rua eles são assassinos já ouve muitas mortes muito traiçoeiros deveria ter a lei de apreender os mesmo e o propietario pagar multa e pagar as vitimas dos danos
 
janete maria barão em 18/01/2014 10:38:39
PRA QUE MATAR OS CACHORROS? ELES NÃO TEM CULPA DE NADA. NÃO PODEMOS GENERALIZAR, POIS EXISTEM OUTRAS RAÇAS PERIGOSAS TAMBÉM. AS VEZES ATÉ UM VIRA LATAS É PERIGOSO. TEM QUE RESPONSABILIZAR OS DONOS DESTES ANIMAIS!
 
Estevão Carlos em 18/01/2014 10:33:56
O dono desses cachorros é um irresponsável, ano retrasado esses mesmos cachorros fugiram por que o dono deixou o portão aberto e tentaram invadir uma igreja que fica na rua santa maria. E atacaram um vizinho idoso também. O policial poderia ter matado os casal de cachorro que estaria fazendo um favor para sociedade.
 
Wellington Calazans Barbosa em 18/01/2014 10:00:28
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions