ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Horário de verão começa domingo sem incomodar como antes no Estado

Aliny Mary Dias | 13/10/2014 10:58
Ildemar se acostumou com horário diferente e diz que reclamar não adianta (Foto: Marcelo Calazans)
Ildemar se acostumou com horário diferente e diz que reclamar não adianta (Foto: Marcelo Calazans)
Para aposentado, mudança não altera muito a rotina (Foto: Marcelo Calazans)
Para aposentado, mudança não altera muito a rotina (Foto: Marcelo Calazans)

A partir do próximo domingo (19), os dias serão mais longos, pelo menos em relação à luz do sol. É o horário de verão que começa em Mato Grosso do Sul e mais 18 Estados. Como sempre acontece nessa época, existem os que amam e os que odeiam adiantar o relógio, mas depois de 6 anos com a mudança sempre no terceiro domingo de outubro, muitos encontraram maneiras de passar pelo período sem o mau humor característico.

Um deles é o José Ildemar de 60 anos, ele trabalha no centro da cidade e nunca se considerou um amante ou inimigo do horário de verão, com o passar do tempo, segundo ele, o segredo foi se tornar uma pessoa mais “adaptável”.

“Não adianta ficar por aí dizendo que odeia o horário, a gente precisa acordar com o dia escuro e às vezes dormir com o sol lá brilhando, mas faz parte da nossa vida. Tem muita gente que precisa ser mais adaptável, tem que aceitar as coisas pra viver feliz da vida”, diz.

Aos 38 anos, Eurico Barbosa já se acostumou com o adiantar e atrasar do relógio aos terceiros domingos do mês de outubro. Para ele, não há problema em mudar a rotina até fevereiro do ano que vem.

“É bem tranquilo, tem gente que reclama, mas a agente acaba acostumando, ruim mesmo é no primero dia, depois a gente vai levando sem problemas”.

Outro que não vê problema no assunto que muita gente cria polêmica é o aposentado Miguel Aquino, 67 anos. Ele até confessa gostar da mudança durante a estação mais quente do ano e a justificativa é mais do que plausível, principalmente em dias de calorão intenso.

“Eu pulo cedo da cama e quanto mais a gente puder evitar esse sol forte, melhor. Pra mim poderia ficar sempre assim que não faria mal nenhum, mas sei que muita gente odeia”, brinca.

O horário de verão ocorre em Estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país, ao todo são 19 regiões que economizam energia, principalmente no horário entre as 19 horas às 21 horas.

Horário de verão acaba em fevereiro do ano que vem (Foto: Marcelo Calazans)
Horário de verão acaba em fevereiro do ano que vem (Foto: Marcelo Calazans)
Nos siga no Google Notícias