ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Hospital diz que não recebeu proposta contra paralisação e Sesau rebate denúncia

Prefeitura informa que novo contrato está pronto para ser assinado com o São Julião

Aline dos Santos | 02/07/2023 18:15
Entrada para o Hospital São Julião, em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)
Entrada para o Hospital São Julião, em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)

O Hospital São Julião divulgou nota de esclarecimento neste domingo (2) informando que não recebeu proposta de renovação do contrato com a Prefeitura de Campo Grande, essencial para que não tenha paralisação no atendimento. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) nega descumprimento de acordo, diz que prorrogou parceria e prepara novo contrato, tudo com conhecimento da direção da unidade hospitalar.

Conforme o documento do São Julião, durante reunião na Câmara Municipal, na última quinta-feira (dia 29), a secretaria havia comunicado que a renovação aconteceria até sexta-feira, dia 30 de junho.

“A Ata assinada neste encontro pelos representantes da Sesau, o Secretário Municipal de Saúde Sandro Benites e o superintendente Yama Higa e pelos representantes do Hospital São Julião, registrou o compromisso de renovação do instrumento contratual do Convênio, até a data de 30 de junho de 2023, a fim de que os atendimentos não sejam interrompidos. Não obstante todos os esforços e compromissos registrados, verifica-se que até a presente data, sequer foi apresentada ao Hospital São Julião nenhuma Minuta do Contrato para a necessária análise, conferência, validação e assinatura”, detalha a nota.

O comunicado destaca que o hospital também não recebeu qualquer comunicação oficial das razões do descumprimento do prazo estabelecido no acordo selado no gabinete da presidência da Câmara Municipal.

A nota de esclarecimento menciona que 99,92% dos atendimentos em 2022 foram por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) e que busca a renovação desde abril. A parceria com a prefeitura existe há 20 anos.

“No dia 30 de junho de 2023, o Secretário Municipal de Saúde, Sandro Benites afirmou em suas redes sociais que a possibilidade de fechamento do Hospital São Julião era uma 'fake news'. Diante desta afirmação, é necessário que se esclareça que a data de vencimento do Contrato firmado entre a Sesau e o Hospital São Julião para atendimento dos procedimentos SUS é 30 de junho de 2023 e que, desde o mês de abril do corrente ano, preocupado com a manutenção dos serviços prestados, este Hospital vinha buscando meios para a renovação do mesmo.”

Posicionamento da Sesau – A nota informativa da Secretaria de Saúde informa que a Capital tem o Convênio 05/2018 com o Hospital São Julião, datado de 2 julho de 2018.

“Referido convênio teve sucessivas prorrogações, sendo a última ocorrida através do 15º Termo Aditivo, o qual prorrogou sua vigência até 02 de julho de 2023. Diante da impossibilidade de novas prorrogações, a Secretaria Municipal de Saúde em 29 de maio de 2023, deu início ao processo 49779/2023-11 para formalização de novo convênio para prestação dos serviços contratualizados”.

O documento prossegue citando que, em cumprimento ao acordo, o novo convênio para continuidade dos serviços prestados restou finalizado na sexta-feira (dia 30).

“E o Hospital São Julião foi comunicado às 16h30 para que comparecesse na Sesau para assinatura do mesmo. Diante do término do expediente daquela instituição, a Diretoria Administrativa foi informada que referido convênio já estava pronto com data de assinatura a partir do dia 30 de junho de 2023 restando apenas a coleta das assinaturas, e que os serviços prestados não sofreriam qualquer interrupção.”

A Sesau ainda esclarece-se que em 27 de junho foi realizada reunião presencial com representantes do São Julião, ocasião em que foi realizada a proposta para utilização dos recursos oriundos de emendas parlamentares que já foram depositadas pelo Ministério da Saúde ao Fundo Municipal de Saúde.

“Após esta reunião, o Hospital São Julião manifestou o aceite da proposta realizada. Isto posto, com a assinatura do novo convênio, será realizada o Termo Aditivo necessário para transferência dos valores desta emenda com o prazo máximo de sete dias úteis”, informa a secretaria.

Nos siga no Google Notícias