ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Hospital Regional precisa de doações de sangue para crianças com leucemia

Ana Paula Carvalho | 15/09/2011 16:01

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul precisa de doações com urgência de sangue dos tipos O +, O - e A + para pacientes do CETOHI (Centro de Tratamento de Oncologia e Hematologia Infantil).

As doações são para crianças que com leucemia que fazem tratamento no hospital e podem ser realizadas tanto no Hospital Regional, quanto no Hemosul.

A coordenadora de voluntários do CETOHI, Maria Lúcia Smaniotton de Camargo, pede que as doações sejam nominais para Tiele Mendes (O+), Thalita Ribeiro (O-) e Vinicius (A+).

A indígena de etnia Guarani Tiele Mendes, de oito anos, teve a perna direita amputada no dia 24 de agosto em decorrência do tratamento de um câncer.

Pajés - No dia 21 de julho, pajés estiveram no Hospital Regional praticando um ritual de cura, que eles acreditavam que poderia salvar a menina, sem que ela precisasse de tratamento no hospital.

A vinda do trio de curandeiros se deu porque a família da menina queria tirá-la do hospital e levá-la de volta para a aldeia em Japorã, município distante 487 quilômetros de Campo Grande. Eles alegavam que os pajés eram capazes de curá-la.

Diagnóstico - A doença foi diagnosticada há aproximadamente três meses durante uma visita de rotina de agentes de saúde a aldeia. O joelho da criança estava muito inchado e por isso eles avisaram a família que Thiely precisava ser levada a um médico.

Um tio da criança a levou ao Hospital de Dourados, onde os médicos identificaram a doença e pediram a transferência para Campo Grande. Ele veio para a Capital com a menina e com a mãe dela que demorou aproximadamente três dias para autorizar o tratamento.

Nos siga no Google Notícias