A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 18 de Agosto de 2018

15/09/2011 16:01

Hospital Regional precisa de doações de sangue para crianças com leucemia

Ana Paula Carvalho

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul precisa de doações com urgência de sangue dos tipos O +, O - e A + para pacientes do CETOHI (Centro de Tratamento de Oncologia e Hematologia Infantil).

As doações são para crianças que com leucemia que fazem tratamento no hospital e podem ser realizadas tanto no Hospital Regional, quanto no Hemosul.

A coordenadora de voluntários do CETOHI, Maria Lúcia Smaniotton de Camargo, pede que as doações sejam nominais para Tiele Mendes (O+), Thalita Ribeiro (O-) e Vinicius (A+).

A indígena de etnia Guarani Tiele Mendes, de oito anos, teve a perna direita amputada no dia 24 de agosto em decorrência do tratamento de um câncer.

Pajés - No dia 21 de julho, pajés estiveram no Hospital Regional praticando um ritual de cura, que eles acreditavam que poderia salvar a menina, sem que ela precisasse de tratamento no hospital.

A vinda do trio de curandeiros se deu porque a família da menina queria tirá-la do hospital e levá-la de volta para a aldeia em Japorã, município distante 487 quilômetros de Campo Grande. Eles alegavam que os pajés eram capazes de curá-la.

Diagnóstico - A doença foi diagnosticada há aproximadamente três meses durante uma visita de rotina de agentes de saúde a aldeia. O joelho da criança estava muito inchado e por isso eles avisaram a família que Thiely precisava ser levada a um médico.

Um tio da criança a levou ao Hospital de Dourados, onde os médicos identificaram a doença e pediram a transferência para Campo Grande. Ele veio para a Capital com a menina e com a mãe dela que demorou aproximadamente três dias para autorizar o tratamento.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions