A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

04/04/2014 12:39

Hospital vai lançar licitação para utilizar aparelho encaixotado há 2 anos

Aline dos Santos
Evento na UFMS homenageou os 39 anos do HU. (Foto: Marcelo Victor)Evento na UFMS homenageou os 39 anos do HU. (Foto: Marcelo Victor)

O HU (Hospital Universitário) de Campo Grande deve lançar licitação para reformas no setor que receberá aparelho de hemodinâmica. O equipamento, que realiza diagnósticos e procedimentos terapêuticos utilizando a técnica do cateterismo, está há dois anos em caixas.

Segundo a gerente de Atenção à Saúde, Maria José Maldonado, o hospital tem um aparelho em uso. Ela afirma que a nova direção, que assumiu no ano passado, se preocupa em colocar o equipamento para funcionar, inclusive, por conta do prazo de garantia. O comando do hospital trocou de mãos após a operação Sangue Frio, que revelou a atuação da “Máfia do Câncer”.

“Tem que ampliar o setor de radiologia. A licitação sai em 20, 30 dias”, afirma a gerente. Nesta sexta-feira, o HU, ligado à UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), comemorou 39 anos em funcionamento. No entanto, também hoje foi anunciada a redução de 40 leitos. A situação é devido ao déficit de funcionários e reformas.

Para resolver o problema, a direção aposta na gestão da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que vai administrar o hospital até 2033. Neste mês, será lançado concurso com 800 vagas.

Já a radioterapia segue com as portas fechadas e sem previsão de quando volta a funcionar. O hospital aguarda um acelerador linear, repassado pelo Ministério da Saúde. Apesar de ser considerado ultrapassado, o aparelho de cobaltoterapia também vai ser utilizado. 

O setor foi desativado pela primeira vez em 2005 e tinha voltado a funcionar em abril do ano passado, mês seguinte à Sangue Frio. No mês de junho, diante de irregularidades apontadas pela Cnen (Comissão Nacional de Energia Nuclear) a radioterapia foi fechada.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions