A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018

04/12/2018 21:36

Inspeção constata falta de medicamentos e enfermeiros no UPA Vila Almeida

Adriano Fernandes
Fachada da unidade saúde do Vila Almeida. (Foto: Arquivo) Fachada da unidade saúde do Vila Almeida. (Foto: Arquivo)

Inspeção do Coren (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), nesta segunda-feira (3) no UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Bairro Vila Almeida, constatou falta de medicamentos e também de enfermeiros e técnicos de enfermagem na unidade.

A fiscalização foi feita pelo próprio presidente do órgão, Sebastião Junior Henrique Duarte, e o assessor executivo do Dfis (Departamento de fiscalização), Waldeir Sanches. Conforme o relatório dos trabalhos, faltam na unidade 16 técnicos de enfermagem e 8 enfermeiros.

Durante a inspeção também foi sentida a falta dos medicamentos: Metildopa, Diazepam e Betametasona. Devido ao dimensionamento defasado a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) autorizou dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem para fazer turnos extras.

“Ainda sim esse quantitativo não é suficiente para resolver o problema do déficit”, comentou. De acordo com Sebastião, no mês de outubro foram registrado pelo menos 18 mil procedimentos de nível médio de enfermagem na UPA visitada.

A situação está sendo discutida junto ao MPT-MS (Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul). Uma audiência está agendada no órgão para janeiro do ano que vem quando deve ser ajustado um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com a Secretaria Municipal de Saúde.

“É uma situação perigosa, temos que ficar alerta neste mês, pois começa o verão e assim inicia o período chuvoso. Em consequência a isso aumentam as doenças transmitidas por mosquitos como a dengue e chikungunha”, alertou.

Outros problemas também foram levantados durante a inspeção como falta de cadeiras para os funcionários da unidade e camas sem grades.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions