A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

14/07/2016 12:33

Internação por diarreias cai 91% devido avanço do saneamento básico na Capital

Renata Volpe Haddad
Na terceira fase do programa Sanear Morena, rede de esgoto será instalada em 2 mil km na Capital. (Foto: Divulgação/ Águas Guariroba)Na terceira fase do programa Sanear Morena, rede de esgoto será instalada em 2 mil km na Capital. (Foto: Divulgação/ Águas Guariroba)

A taxa de internações por diarreias em Campo Grande caiu 91% em 2015, na rede pública de saúde, devido ao acesso da população ao saneamento básico. Em 2003, a cada 100 mil habitantes, 157 eram internados e em 2015, o número caiu para 13 internações, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Há 12 anos, apenas 47 mil imóveis da Capital tinham acesso a rede de esgoto. Com o Sanear Morena, lançado em 2006, a rede de coleta de esgoto praticamente triplicou, passando de 29% para mais de 80% em 2015, chegando a 214 mil residências.

O estudo aponta também a quantia gasta com internações, sendo que em 12 anos, o valor passou de R$ 48.336,37 para R$ 10.763,45 a cada 100 mil habitantes.

Outro número que chama atenção é o de óbitos que caiu 65% em decorrência da diarreias. Atendimentos a crianças com sintomas da doença também caíram 23%.

De acordo com o Instituto Trata Brasil crianças menores de 5 anos representam mais da metade das internações por diarreias no país. Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), o saneamento é a maior causa de aumento de longevidade da população mundial.

Conforme o presidente da Águas Guariroba, José João Fonseca, a terceira fase do programa Sanear Morena vai avançar em mais de 2 mil quilômetros de rede de esgoto. "Somos a capital que mais investe em saneamento por habitante e estamos trabalhando para fazer de Campo Grande uma das primeiras com 100% de esgoto tratado e coletado", afirma.

Importância do saneamento básico será tema de palestra no dia 13
O saneamento básico e sua importância para a comunidade serão tema de palestra em Campo Grande, na próxima semana. O evento será aberto ao público in...
Projeto que incentiva empresas de saneamento é aprovado no Senado
O projeto que incentiva companhias que prestam serviços de saneamento básico a aumentar o total investido no setor foi aprovado nesta quarta-feira (6...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions