ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Interior

MP cobra plano de saneamento antes de contrato com a Sanesul ser renovado

Dois promotores de Justiça e procurador do município participaram de reunião hoje na Câmara de Dourados; projeto foi retirado da pauta no mês passado após recomendação do MPE

Helio de Freitas, de Dourados | 06/07/2016 15:03
Reunião hoje de manhã na Câmara discutiu renovação de concessão da Sanesul (Foto: Divulgação)
Reunião hoje de manhã na Câmara discutiu renovação de concessão da Sanesul (Foto: Divulgação)

A renovação por até 30 anos da concessão para a Sanesul continuar explorando os serviços de água e esgoto voltou a ser discutida nesta quarta-feira (6) na Câmara de Vereadores de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande.

No dia 6 de junho o projeto encaminhado pelo Executivo foi aprovado na primeira etapa, mas foi retirado da pauta antes da segunda votação, por recomendação do MPE (Ministério Público Estadual).

Durante a reunião de hoje, promovida pelos vereadores Elias Ishy (PT), Délia Razuk (PR) e Virginia Magrini (PP) – contrários à votação em regime de urgência como estava ocorrendo – os promotores de Justiça Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior e Amilcar Araújo Carneiro Júnior defenderam providências antes da renovação da concessão, como a elaboração de um plano de saneamento básico para o município.

Além deles, participaram da reunião dois procuradores do município, vereadores e representantes de outros órgãos e instituições locais. A Sanesul e a Groen Engenharia e Meio Ambiente, empresa contratada para elaboração do plano de saneamento básico, foram convidadas, mas não enviaram representantes.

Definir critérios – Etéocles Dias Júnior afirmou que antes de o projeto voltar à pauta o município precisa cumprir a lei e definir as ações que a empresa prestadora de serviços precisa adotar para e atender as necessidades de captação e abastecimento de água, tratamento de esgoto, drenagem pluvial urbana e destinação de resíduos sólidos.

O promotor Amilcar Júnior afirmou que os critérios apontados no projeto são insuficientes para a renovação da concessão. Ele defendeu a elaboração do plano de forma “democrática, participativa e cidadã”.

Adequações – Já o procurador-geral do município, Ilo Rodrigo de Farias Machado, disse que o projeto encaminhado pela prefeitura tinha como objetivo fazer adequações no contrato vigente, considerado desvantajoso para o município.

De acordo com a assessoria dos vereadores, dois encaminhamentos foram feitos após a reunião. A Câmara decidiu que o projeto da concessão só voltará a ser discutido em plenário depois que os requisitos exigidos pelo MPE forem cumpridos.

O Legislativo quer uma reunião com a empresa responsável pela elaboração do plano de saneamento básico, para ter conhecimento das etapas já concluídas e como a sociedade poderá participar dos estudos.

Nos siga no Google Notícias