ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Internas de Uneis expõem peças de artesanato em feira no Parque dos Poderes

Viviane Oliveira | 06/05/2011 19:13
Foram comercializadas toalhas, chinelos, pintura, quadros confeccionados em papel machê e espelho com molduras em mosaicos. (Foto: João Garrigo)
Foram comercializadas toalhas, chinelos, pintura, quadros confeccionados em papel machê e espelho com molduras em mosaicos. (Foto: João Garrigo)

As adolescentes das Uneis (Unidades Educacionais de Internação) puderam expor seus trabalhos para comercialização durante uma exposição de artesanatos nesta sexta-feira (6) na Secretaria de Educação no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

De acordo com a diretora da Escola Estadual Pólo Professora Evanilda Maria Neris Cavassa, Eliete Filomena Marques,o projeto é patrocinado pela Secretária de Estado de Educação por meio da escola e da 2ª vara da infância e juventude.

Os artesanatos expostos na feira são todos produzidos por adolescentes das Uneis: Estrela do Amanhã, Novo Caminho e Dom Bosco.

Foram comercializadas toalhas bordadas em vagonite; chinelos bordados; pintura em gesso, decoupage em madeira; pintura em vidro; quadros confeccionados em papel machê e espelho com molduras em mosaicos.

A adolescente mostra orgulhosa as toalhas que bordou. (Foto: João Garrigó)
A adolescente mostra orgulhosa as toalhas que bordou. (Foto: João Garrigó)

Uma adolescente de 14 anos, que está internada desde o dia 18 de maio por tráfico de drogas, conta que com o bordado o tempo passa mais rápido. “Com os trabalhos artesanais a gente mantém a cabeça ocupada. Eu fico muito orgulhosa de ver o meu trabalho sendo comercializado na feira”.

Conforme a garota quando voltar para casa quer continuar bordando as toalhas para ter o seu dinheiro próprio e ajudar sua mãe.

O curso é recebido pelos internos tanto nas unidades de atendimento feminino quanto masculino, e no caso das meninas há uma participação maior. Os garotos procuram, mas ainda preferem outras atividades.

Esta é a primeira exposição do ano. Outras duas irão ocorrer ao longo do ano. A próxima feira será no segundo semestre na Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e última acontece em dezembro no fórum com produtos natalinos.

A feira é a oportunidade para os adolescentes mostrarem o que aprenderam e os resultados dos seus trabalhos, finaliza o juiz da 2ª Vara da Infância, Danilo Burin.

Nos siga no Google Notícias