A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 26 de Setembro de 2017

26/08/2017 07:03

Ipês decoram Campo Grande de amarelo para festa de aniversário

Árvores floresceram bem na época da comemoração dos 118 anos, em todos os cantos da cidade

Mirian Machado
Espetáculo dos Ipês duram de três dias a uma semana (Foto: Marcos Ermínio)Espetáculo dos Ipês duram de três dias a uma semana (Foto: Marcos Ermínio)

É inverno ainda, mas a época do aniversário de Campo Grande tem jeito de primavera. Neste ano, é uma primavera colorida de amarelo, com a florada dos ipês que, em contraste com o céu azul sem nuvens do período de estiagem, formam uma paisagem de encantar os olhos. Parece, mesmo, que foi tudo preparado pela natureza para a festa dos 118 anos.

Campo Grande é conhecida como a cidade dos ipês (Foto: Marcos Ermínio)Campo Grande é conhecida como a cidade dos ipês (Foto: Marcos Ermínio)

As árvores começam a florescer já no segundo ou terceiro ano de crescimento. De acordo com o doutor em botânica e professor de paisagismo Eduardo Gonçalves, só aqui na região são mais de quatro espécies de ipê-amarelo. “Elas são muito diferentes em preferências, mas pouco diferentes no visual”, disse o doutor.

Uma delas vive só em áreas alagadas, outras só em lugares mais altos. “O que vemos mais é o ipê-cascudo, uma espécie que aparece nos cerrados e em matas mais secas”, afirmou.

As primeiras floradas são tímidas, segundo Eduardo, mas quando começa a crescer ela começa a se soltar e a ampliar o espetáculo. Há muitos ipês também no mato, o mais comum deles chamadode “paratudo”. As plantas da cidade, em sua maioria, foram cultivadas, com a intenção de tornar Campo Grande a capital dos ipês.

Valdir tem o privilégio de ter um dos mais bonitos ipês-amarelos da cidade bem no quintal de casa (Foto: André Bittar)Valdir tem o privilégio de ter um dos mais bonitos ipês-amarelos da cidade bem no quintal de casa (Foto: André Bittar)

O ipê traz para a cidade um pouco da natureza e deixa além de colorido um ar de tranquilidade. É assim que pensa o contador Valdir Barbieri de 78 anos. Ele tem um incrível ipê-amarelo bem no quintal de casa. “É o mais bonito”, garante.

A árvore, que fica na avenida Vitório Zeola no bairro Carandá, encanta de longe. É enorme e está toda florida. Ela até mesmo ganhou um prêmio em 2012 de mais bonita da cidade.

O contador revela que senta aos fins de semana à tarde no quintal para descansar e apreciar a florada. Já são 25 anos, sem enjoar. Sobre ter na própria casa a árvore símbolo da cidade, Valdir é simples e direto: “é maravilhoso, um espetáculo todos os anos”.

Quem resiste a uma foto dos ipês colorindo a cidade? (Foto: João Paulo Gonçalves)Quem resiste a uma foto dos ipês colorindo a cidade? (Foto: João Paulo Gonçalves)

Confira abaixo a galeria de imagens de ipês amarelos espalhados pela cidade, feitas pelos profissionais do Campo Grande News: André Bittar, João Paulo Gonçalves e Marcos Ermínio.

E fique à vontade para enviar as suas ao nosso Facebook.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions