ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Jornalista acaba detido pela PM após filmar acidente de trânsito

Rafael Ribeiro | 24/07/2017 12:29
Mauro Silva grava vídeo dentro de viatura da PM após sua condução à força para o veículo,
nesta manhã (Foto: Reprodução)
Mauro Silva grava vídeo dentro de viatura da PM após sua condução à força para o veículo, nesta manhã (Foto: Reprodução)

O jornalista de 'O Estado de Mato Grosso do Sul', Mauro Silva, 33 anos, acabou detido por policiais militares do Batalhão de Trânsito da Capital enquanto realizava a apuração de um acidente ocorrido na manhã desta segunda-feira (24), na Avenida Ernesto Geisel, região do Jardim Nhanhá (zona sul de Campo Grande).

Segundo o repórter, um soldado que não teve o nome revelado o agarrou à força e o levou até a viatura no momento em que tentava registrar uma discussão entre o PM e o filho do condutor de uma Parati que capotou após colidir com um Fiesta, por volta das 10h30.

“Estava conversando com minha redação quando percebi a discussão (entre PM e o suspeito). O policial estava descontrolado e deu voz de prisão por desacato em meio ao monte de ofensas que dizia. Quando tirei o celular para filmar, o soldado veio e disse que eu seria testemunha”, explicou Silva.


O repórter foi pego à força pelo braço e jogado no banco traseiro da viatura, onde ficou trancado por 20 minutos. Foi neste período que Silva gravou um vídeo (veja abaixo), onde entrevista o outro detido, que permaneceu durante todo o período no porta-malas dos carros policiais, onde são conduzidos os suspeitos presos.

A situação só foi contornada com a chegada dos advogados do periódico, acionados por Silva, que conseguiram sua liberação do veículo.

“Em nenhum momento ele pediu minha identificação, meus documentos. Estava descontrolado. Testemunhas, mesmo se fosse esse caso, não podem ser conduzidas à força desse jeito”, completou o jornalista, alegando ser a primeira vez que passa por algo do tipo em sua carreira.


“Sempre que estranham estarmos filmando uma ocorrência, eles conversam, nos identificamos como jornalistas e assim resolvemos tudo. Nunca chegou ao ponto de impedir nosso trabalho como aconteceu agora”, disse.


O Comando-Geral da PM do Estado e a Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) foram questionados pelo Campo Grande News sobre o ocorrido e não responderam até a conclusão desta reportagem.

Silva antecipou que acompanhará os advogados do jornal até uma delegacia da Capital nesta terça-feira (25), onde registrarão um boletim de ocorrência por abuso de autoridade.

O Sindjor-MS (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul) disse que vai apurar as circunstâncias do ocorrido, mas que lamenta o cerceamento do direito de liberdade de expressão e também a restrição do trabalho do jornalista.

Veja abaixo o vídeo gravado pelo jornalista:

Nos siga no Google Notícias