ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Juiz rejeita validar decreto da Capital sobre aplicativos de transporte

Decisão ocorreu após duas negativas para validar decreto sobre serviços e apresentação de nova proposta; lei federal trata do tema

Humberto Marques | 11/03/2019 20:04
Juiz afirma que regulamentação de apps de transporte não pode ocorrer por decreto, e sim via lei municipal. (Foto: Arquivo)
Juiz afirma que regulamentação de apps de transporte não pode ocorrer por decreto, e sim via lei municipal. (Foto: Arquivo)

Em uma ação que envolveu aplicativos de mobilidade urbana e seus condutores, Ministério Público Estadual, taxistas, mototaxistas, usuários de ônibus urbanos e até o Consórcio Guaicurus, o juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos de Campo Grande, proibiu a regulamentação, pela Prefeitura da Capital, dos serviços de transporte de passageiros por meio de apps. A sentença foi expedida nesta segunda-feira (11) depois que o município propôs, pela terceira vez, um acordo em torno de decreto discutido judicialmente desde meados de 2017.

A decisão do magistrado reconheceu que, ao longo da discussão de um decreto municipal sobre o tema –que, liminarmente, foi derrubado por ele duas vezes e chegou a ter uma terceira proposta de acordo com o Ministério Público para ir adiante–, uma lei federal foi aprovada em 2018 regulamentando os serviços de transporte intermediados por aplicativos (os OTTs, na sigla mais usual).

Para Gomes Filho, a legislação da União fez mais do que repassar aos municípios responsabilidade sobre o serviço, mas criou diretrizes sobre os mesmos –cabendo aos municípios competência de regular de forma complementar os serviços dos apps, o que, por seu turno, não poderia ocorrer por decreto, mas sim por lei municipal.

A discussão teve início depois que o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) questionou decreto da Prefeitura da Capital que criava regras para o funcionamento dos aps de transporte –na época em que o Uber começou a se popularizar na cidade, trazendo na esteira serviços como o 99táxi e o Urban, cujas empresas pleitearam figurar como partes interessadas na ação. À época, a prefeitura previa a limitação de licenças de operação e meios de tributar a atividade, entre outros pontos.

Mototaxistas apontaram que concorrência ruidosa seria prejudicial para a atividade. (Foto: Arquivo)
Mototaxistas apontaram que concorrência ruidosa seria prejudicial para a atividade. (Foto: Arquivo)

Interesse – Além de operadores de transporte por aplicativos, outros setores se mobilizaram para tentar se manifestar nos autos. O Consórcio Guaicurus, que opera as linhas de transporte coletivo da cidade, por exemplo, cobrou metas de equilíbrio ao sistema viário (como da frota e a fiscalização dos motoristas de apps), apontando ainda que não cabe ao município definir a questão via decreto, dizendo-se, por fim, contra a homologação do acordo entre prefeitura e MPMS.

Foi a mesma linha adotada pelo sindicato dos mototaxistas, ao sustentarem, em seu pedido, que “os aplicativos não podem tudo” e que a regulamentação deveria proibir a concorrência ruinosa entre transportadores por aplicativos (que para eles operam serviço de transporte coletivo).

Por outro lado, o Sindicato dos Taxistas sustentou que o decreto daria segurança aos usuários, “que hoje estão à mercê da própria sorte”, e que o serviço operado pelos apps hoje causa concorrência desleal, defendendo assim sua regulamentação.

A Ussiter (União Sul-Mato-Grossense dos Usuários do Sistema de Transporte Integrado de Transporte Urbano e Rodoviário) também pediu para ingressar na ação, cobrando um estudo técnico sobre que modelo a Prefeitura da Capital pretendia aplicar para o sistema de apps na cidade (citando em em Fortaleza, por exemplo, foram cobradas medidas compensatórias das operadoras e a taxação da atividade), também sendo contra a homologação do acordo. O pedido, porém, foi rejeitado.

Regra – Ao analisar a decisão, Gomes Filho lembrou que o MPMS questionara a regulamentação por enxergar restrições à atividade, sem justificativas plausíveis e fora da competência do município.

Fórum de Campo Grande, sede da Vara na qual juiz rejeitou acordo em torno de decreto municipal. (Foto: Arquivo)
Fórum de Campo Grande, sede da Vara na qual juiz rejeitou acordo em torno de decreto municipal. (Foto: Arquivo)

Em uma decisão na qual frisou que há vários serviços e temas de relevância criados com o avanço da tecnologia que hoje carecem de regulamentação –como a paternidade socioafetiva, uso de células-tronco, trabalho remoto, uso de moedas digitais ou a busca online de hotéis–, o magistrado advertiu não ter a intenção de criar ele mesmo regras para o serviço de transporte via apps. Segundo ele, a lei federal 13.640/2018, baixada durante a discussão do acordo entre MPMS e prefeitura, tratou do tema.

“Decreto não é lei. É um ato emanado do Poder Executivo que pode ser revisto a qualquer momento por uma única pessoa –o prefeito– independentemente da aprovação do Poder Legislativo ou de discussão com a sociedade”, destacou na sentença, lembrando que, a cada quatro anos, troca-se o comando dos Executivos. “Que segurança haveria no exercício de uma profissão se permitir que, por decreto municipal, limitações à atividade econômica fossem impostas a cada mudança de gestão municipal?”.

Segundo Gomes Filho, a legislação federal permitiu que os municípios regulamentarem os interesses locais –como tributação, segurança do serviço e fiscalização de pontos previstos na norma, o que também precisaria ser instituído por leis municipais.

Por outro lado, ele apontou que temas previstos na proposta da prefeitura só poderiam ser impostos por lei municipal e se não ultrapassarem limites da regra federal. Gomes Filho ainda frisou que a profissão de motorista de app é de livre exercício, desde que os condutores também obedeçam a legislação, e configura transporte remunerado individual de passageiros.

O magistrado considerou procedente o pedido do MPMS e decretou a nulidade das regulamentações feitas até aqui sobre o transporte de passageiros via apps. Cabe recurso.

Nos siga no Google Notícias