ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Justiça decide que Adelio Bispo não pode ser punido em presídio

Justificativa é a de que autor do atentado a Jair Bolsonaro sofre de transtorno mentaldelirante persistente

Clayton Neves | 13/05/2021 16:13
Adélio foi preso por facada em Jair Bolsonaro durante campanha (Foto: Divulgação)
Adélio foi preso por facada em Jair Bolsonaro durante campanha (Foto: Divulgação)

Decisão do TRF3 proíbe que Adélio Bispo seja submetido a punições disciplinares enquanto estiver cumprindo pena no Presídio Federal de Campo Grande. A justificativa é a de que o responsável pelo atentado ao presidente Jair Bolsonaro sofre de transtorno mental delirante persistente e por isso, é considerado inimputável. O MPF (Ministério Público Federal) acompanhou o entendimento do Tribunal, que foi unânime

O tema veio à tona em outubro de 2019, quando Adélio teria se recusado a cumprir ordem e xingado equipe de agentes penitenciários. Depois disso, equipe da unidade abriu procedimento interno para apurar eventual responsabilidade do preso no episódio. No entanto, a Defensoria Pública da União apresentou ação questionando se ele poderia ser submetido às sanções, já que em 2018, foi considerado inimputável pela facada dada em Bolsonaro.

Depois de analisar o caso, o TRF3  anulou o processo disciplinar e determinou que Bispo não pode ser punido, “salvo se voltado para o tratamento da sua doença mental, devidamente atestada e solicitada por profissional de saúde especializado”.

“Se na data daquele fato Adélio não foi capaz de entender o caráter ilícito de uma tentativa de homicídio contra o então candidato à presidência da República, não é admissível que poderia, no momento atual, compreender o caráter transgressor de comportamentos inadequados que constituem infrações disciplinares, sem tratamento específico para sua patologia”, considerou a procuradora regional da República, Janice Ascari, que concordou em parte com a sentença.

Apesar disso, Janice afirmou que não se deve proibir a aplicação de medidas não-punitivas para conter Adélio em casos de violência. “Impedir que a autoridade impetrada tome medidas disciplinares neste momento resultaria num temerário salvo conduto para que o reeducando pudesse agir sem filtros, ou que atentasse contra a integridade física de outros detentos e funcionários”, argumentou.

Para o desembargador Fausto De Sanctis, “Não haveria qualquer sentido em aplicar a uma pessoa, (...) uma sanção com caráter eminentemente punitivo-retributivo se ela sequer tinha condições de entender que cometeu uma infração penal à luz da doença mental que a acometia”, constatou.

Nos siga no Google Notícias