ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Justiça decide que Uber terá que readmitir em 24h motorista expulso

Motorista comprou carro novo e fechou uma firma para trabalhar na Uber, mas foi descredenciado em apenas um mês

Nyelder Rodrigues | 03/03/2017 19:07
Aplicativo chegou em Campo Grande em setembro do ano passado e já enfrenta processos na Justiça (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Aplicativo chegou em Campo Grande em setembro do ano passado e já enfrenta processos na Justiça (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

A Justiça sul-mato-grossense determinou nesta sexta-feira (3) que o motorista João José da Silva dos Santos, de 30 anos, expulso do Uber sob alegação de ter recebido avaliações baixas, deve ser readmitido pela empresa e incluído novamente entre os profissionais que oferecem o serviço de transporte individual em Campo Grande.

Conforme a decisão, proferida pelo juiz Juliano Rodrigues Valentim, da 4ª Vara Cívil da Capital, após notificada a Uber do Brasil Tecnologia Ltda, terá 24 horas para reintegrar o motorista ao aplicativo. Além disso, o ônus da prova de que o serviço oferecido por João José está aquém do padrão ficará à empresa.

"Ocorre que não é possível exigir do autor a comprovação de que essa taxa de aceitação é suficiente para atingir essa 'avaliação média mínima', uma vez que somente a ré detém as informações de qual é esse valor e quais os critérios foram utilizados para chegar a esse valor", frisa o juiz na decisão.

Em caso de descumprimento da determinação de readmitir o motorista, a empresa será multada em até R$ 200 por dia, limitado ao prazo de 30 dias. Uma audiência de conciliação entre as partes também já foi marcada, para o dia 17 de abril às 15h20.

O motorista permaneceu apenas um mês no aplicativo, tendo comprado um Chevrolet Ônix para realizar os serviços. Ele entrou no Uber no dia 2 de janeiro deste ano, mas a partir do dia 8 de fevereiro foi impedido de trabalhar pelo aplicativo.

Decisão pioneira - Conforme o advogado do motorista, Leonardo Nunes, a decisão tomada pela Vara Cívil é pioneira no país, criando precedente para outras pessoas que sofreram as mesmas sanções a recorrerem judicialmente contra a Uber.

"Pelo parecer do magistrado, fica claro que mesmo sendo uma empresa de fora, a Uber está estabelecida no Brasil e terá que se submeter à nossa legislação, então o contrato não pode ser excessivamente vulnerável para o lado mais fraco", diz Nunes.

Segundo o advogado, o motorista não pode apresentar defesa, pois além de não ser dado tempo para isso, ele não foi informado sobre do que se tratavam as avaliações negativas. "Isso mostra que o sistema é frágil", completa, afirmando também que a nota obtida por João era de 8,8 - a nota máxima é 10.

Nas alegações processuais para pedir a reintegração, foi indicado também que o motorista foi impedido de trabalhar, sendo que além da subsistência, também precisava pagar o financiamento do veículo usado no Uber, passando por várias dificuldades. Ele também tinha uma empresa de venda de doces, mas a fechou para oferecer o serviço no aplicativo.

"A Justiça pediu uma juntada de documentos, mas a Uber não os fornecia. Só consegui através de um colega do meu cliente, que está ativo e nos passou o contrato. Ontem mesmo fiz a juntada e hoje foi dada a decisão", comenta Nunes sobre a ação de obrigação de fazer, indenização por danos morais (R$ 7 mil) e pedido de tutela antecipada.

Regulamentação - Operando na Capital desde setembro do ano passado, o Uber foi alvo na semana passada de decreto da prefeitura para regulamentar o serviço e outros prestados na mesma modalidade. Além de se recadastrar anualmente, a empresa terá que ter escritório na cidade. Motoristas, que serão limitados a 980, também terão que fazer o recadastro anual.

Nos siga no Google Notícias