ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Jogo Aberto

Atrasada, Câmara pega carona na discussão sobre Uber

Waldemar Gonçalves | 03/03/2017 06:00

Atrasada na corrida – A Câmara Municipal chegou atrasada na discussão sobre a regulamentação do serviço da Uber em Campo Grande. Agora, tem que ‘correr atrás do prejuízo’. Para isso, chamou um debate entre motoristas do aplicativo, taxistas, mototaxistas e população.

Grande audiência pública – O presidente do Legislativo da Capital, vereador João Rocha (PSDB), promete uma “grande audiência pública” envolvendo todas as partes, inclusive o prefeito, Marquinhos Trad (PSD), que assinou decreto regulamentando o sistema das caronas pagas. "As pessoas querem discutir essa delicada questão. E o fórum para essa discussão é a casa de leis. Aqui é o lugar para isso", defende o tucano.

No vácuo – Só que teve parlamentar que não gostou nada dessa inversão. Ou seja, de o Executivo legislar e o Legislativo discutir depois os detalhes da norma. A situação deixou o presidente da comissão de transportes, Junior Longo (PSDB), bastante incomodado. Questionado sobre o que pode ser feito agora que a portaria está prestes a ser publicada, Longo ficou inicialmente em palavras e não soube responder.

Não gostei – Depois, analisou a situação. "Não gostei do decreto. Estamos aqui para elaborar um projeto, discutir, ouvir as pessoas. Aqui que é lugar de discutir essas coisas. A Câmara Municipal legisla e fiscaliza”, disse ele. “Não tinha nem que ter esse decreto, tanto é que ele foi publicado numa sexta-feira e na segunda ele convocou a imprensa. Se o decreto fosse bom, ele só manteria o decreto, mas ele foi modificando tudo", emendou o vereador.

Caçando fantasmas – Está nas mãos do MPE (Ministério Público Estadual) documentação referente aos funcionários da Assembleia Legislativa, solicitadas em investigação sobre denúncia de servidores fantasmas na casa. Segundo o presidente, deputado estadual Junior Mocchi (PMDB), os dados foram solicitados pela promotoria e são referentes aos últimos cinco anos.

Alguém próximo – Mochi também falou possíveis mudanças que o Executivo estuda. Em se confirmando a indicação de um subsecretário para fazer a articulação política do Governo junto aos deputados estaduais, diz ele, seria importante um nome que frequente a Assembleia e esteja sempre com os parlamentares.

Somos parceiros – Ao mesmo tempo, o peemedebista ressalta a boa parceria que mantém com o Executivo. Segundo ele, a gestão de Reinaldo Azambuja (PSDB) sempre esteve “de portas abertas para os deputados” e ofereceu bom contato com os secretários.

Acorda, bancada – A indefinição sobre a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final) rendeu puxão de orelha da oposição à base do governo na Assembleia Legislativa. João Grandão (PT) reclamou e coube a Pedro Kemp (PT) convocar uma sessão extraordinária e entregar a relatoria de matérias de interesse do Executivo para, então, elas poderem tramitar.

Ficou para depois – Mas, o fim do impasse na CCJR ainda vai esperar. Nos bastidores da casa, deputados falaram sobre uma reunião marcada por Junior Mochi (PMDB) com o deputado Lídio Lopes (PEN), um dos postulantes à presidência da comissão. A conversa teria como finalidade pedir que Lídio ceda para o colega Beto Pereira (PSDB) assumir. Beto disse que fez um requerimento formal à Presidência e aguarda resposta.

Cara na porta – Marcada para depois da sessão extraordinária da CCJR, a tal conversa não aconteceu. Lídio deu com a cara na porta. A assessoria da presidência disse que Mochi estava em agenda externa.

(com Leonardo Rocha, Lucas Junot e Richelieu de Carlo)

Nos siga no Google Notícias