ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Justiça determina que 80% dos enfermeiros voltem ao trabalho

Alan Diógenes | 22/06/2015 18:58
As unidades de saúde estão com faixas informativas sobre a greve. (Foto: Marcelo Calazans)
As unidades de saúde estão com faixas informativas sobre a greve. (Foto: Marcelo Calazans)

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) determinou que 80% dos enfermeiros de Campo Grande, que estão em greve, voltem ao trabalho a partir desta terça-feira (22) em todos os postos de saúde. A decisão foi tomada pelo desembargador Fernando Mauro Moreira Marinho.

A greve começou no sábado (20) sob orientação da Comissão do Comando de Greve dos Trabalhadores Públicos em Enfermagem da Prefeitura Municipal. Se a decisão da Justiça não for cumprida, a categoria terá que pagar R$ 3 mil de multa por dia.

O representante da comissão Hederson Fritz disse que ainda não foi notificado sobre a decisão. Assim que for, uma assembleia será feita para definir o rumo da greve.

Hoje 100% do efetivo das unidades de atenção básica está paralisado. Nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), na área vermelha e amarela não teve redução de enfermeiros, somente 30% do pessoal que atua na aréa azul e verde paralisou as atividades.

Nos CRSs (Centros Regionais de Saúde), 70% dos enfermeiros da área azul e verde estão parados, sendo que na área vermelha e amarela não teve alteração. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel à Urgência) não houve alteração no efetivo operacional, mas 100% do efetivo administrativo parou.

O CEM também teve todo o efetivo dos enfermeiros paralisado. Já nos CAPs (Centro de Atenção Psicossocial), Hospital da Mulher e Pai (Pronto Atendimento Integral) está com 50% do efetivo paralisado.

A greve fez crescer a demanda nas unidades desaúde, principalmente de usuários que precisam fazer exames. O problema é que os procedimentos são realizados exclusivamente pelas equipes de enfermeiros nos postos de saúde de Campo Grande.

No CEM (Centro de Especialidades Médicas), por exemplo, três exames deixaram de ser feitos: eletrocardiograma, eletroencefalograma e exames oftalmológicos.

Nos siga no Google Notícias