ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Justiça Federal condena 14 pessoas por tráfico internacional de drogas

Grupo foi alvo da Operação Nevada, desencadeada pela Polícia Federal em junho de 2016

Kerolyn Araújo | 19/12/2018 17:35
Conforme apurou a PF, os criminosos atuavam em Campo Grande, Bonito, Bodoquena e Porto Murtinho. (Foto: Fernando Antunes)
Conforme apurou a PF, os criminosos atuavam em Campo Grande, Bonito, Bodoquena e Porto Murtinho. (Foto: Fernando Antunes)

A 3ª Vara da Justiça Federal em Campo Grande condenou 14 pessoas por tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e crimes relacionados a armas de fogo. Por Mato Grosso do Sul, o grupo criminoso enviava grandes quantidades de cocaína da Bolívia para São Paulo.

Conforme denúncia do Ministério Público Federal, o grupo começou a ser investigado após denúncias de intensa movimentação em uma casa de alto padrão localizada na rua Serra Nevada, no bairro Chácara Cachoeira. Durante investigação, a polícia descobriu que o local era ponto de encontro das pessoas envolvidas com o tráfico internacional.

Os líderes e organizadores do esquema criminoso, todos da mesma família, tentavam não negociar as cargas abertamente por telefone, privilegiando a utilização de aplicativos de mensagem com criptografia e encontros presenciais para dificultar a ação da polícia.

Tráfico - O grupo adquiria fardos de cocaína na Bolívia e trazia para Mato Grosso do Sul em aviões. As cargas eram arremessadas em áreas rurais nos municípios de Bodoquena, Bonito e Porto Murtinho. Depois, a droga era colocada em veículos ou enterradas até que a negociação de venda fosse concluída pelos traficantes.

Conforme a decisão, um dos maiores compradores de cocaína é ligado a uma atuante facção criminosa paulista e estava foragido da Justiça. Ele foi preso recentemente interior do estado do Ceará.

“Embora possuíssem atuação conjunta no período inicial das investigações, os líderes gerais dos grupos criminosos – pertencentes a uma mesma família – se desentenderam e passaram a fornecer de forma independente a droga, embora mantivessem elo com o comprador comum, conectado com a facção criminosa”, relata a decisão.

Durante a invetsigação que resultou na prisão do grupo foram apreendidos mais de 800 quilos de cocaína, mais de U$ 2 milhões de dólares, além de imóveis, carros de luxo e joias.

Nos siga no Google Notícias