ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Alvos de operação da PF são parlamentares do PSDB, DEM, SD e PTB

Senadores, dentre eles Aécio Neves, são investigados por receberem propina do grupo J&F, dono do frigorífico JBS

Anahi Zurutuza | 11/12/2018 09:12
Senador Aécio Neves (PSDB-MG) em entrevista após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de acolher denúncia por suposta prática de corrupção passiva e obstrução de Justiça. (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Senador Aécio Neves (PSDB-MG) em entrevista após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de acolher denúncia por suposta prática de corrupção passiva e obstrução de Justiça. (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Os alvos da Operação Ross, deflagrada pela PF (Polícia Federal) na manhã desta terça-feira (11) em 9 estados incluindo Mato Grosso do Sul, são senadores do PSDB e do DEM e deputados do Solidariedade e do PTB. Os políticos são investigados por receberem propina.

O senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, a irmã dele, Andrea Neves, e o primo Frederico Pacheco de Medeiros estão na mira.

Também são alvos os senadores Antonio Anastasia (PSDB-MG) e José Agripino Maia (DEM-RN). A Operação Ross investiga ainda os deputados Paulinho da Força (Solidariedade-SP), Benito Gama (PTB-BA) e Cristiane Brasil (PTB-RJ), conforme apurou a Agência Brasil.

Não há detalhes ainda de que tipos de mandados, quantidade e quem são os alvos em Mato Grosso do Sul.

Ao todo, 200 policiais federais cumprem 24 mandados de busca e apreensão expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e também 48 intimações para oitivas em Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, Tocantins, e Amapá.

Conforme as investigações, a propina foi paga pelo grupo J&F, que no Estado mantém plantas do frigorífico JBS, por exemplo. Os pagamentos foram feitos para as campanhas de 2014.

A Operação Ross, baseada em delações de Joesley Batista e Ricardo Saud, é um desdobramento da Operação Patmos, deflagrada pela PF em maio do ano passado. A primeira ação teve entre os alvos os senadores Aécio Neves, Zezé Perrella (PMDB-MG), além do deputado Rocha Loures (PMDB-PR) – ex-deputado e ex-assessor do presidente Michel Temer, que foi flagrado pela PF com mala de dinheiro –, e pessoas ligadas a eles.

Segundo a polícia, a somatória dos pagamentos de propina apurados nesta opera ultrapassam R$ 100 milhões. Suspeita-se que os valores eram recebidos através da simulação de serviços que não eram prestados e para os quais eram emitidas notas fiscais frias.

Nos siga no Google Notícias