ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Justiça manda prefeitura fornecer remédio que garante sobrevida de paciente

Ricardo Campos Jr. | 01/03/2016 14:45

A Justiça determinou que a Justiça forneça um remédio usado para o tratamento de câncer de próstata a um paciente, ainda que a substância garanta apenas a sobrevida dele. A decisão foi tomada pelos juízes da 2ª Turma Recursal Mista dos Juizados Especiais, por unanimidade, ao analisar o recurso da família do doente, que alega não ter condições para comprar o produto.

Segundo informações da assessoria de imprensa do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o tumor já está em avançado estádio de evolução, sendo irreversível o quadro. Nesse caso, o medicamento deve ajudar a prolongar ao máximo a vida do paciente e sem ele, a morte é certa.

A Cates (Câmara Técnica em Saúde) emitiu um parecer à Justiça de que o produto em questão, a Abiraterona, não tem evidências científicas de eficácia. A prefeitura, por conseguinte, afirma que não pode fornecê-lo porque ele não consta no Remune (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais) e tampouco no Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais).

Os magistrados ignoraram ambas as declarações por entenderem que o fornecimento do remédio irá melhorar a qualidade de vida do doente concluindo que o atendimento em saúde de maneira digna também compreende tratamentos paliativos.

A compra e fornecimento da substância por parte do poder público ficou condicionada à apresentação do receituário trimestral.

Nos siga no Google Notícias