ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Laboratório municipal será transferido de prédio ‘capenga’ na Calógeras

Exames deixaram de ser feitos por falta de estrutura e resultados podem estar comprometidos, conforme MPE

Anahi Zurutuza | 20/02/2017 07:21
Fachada do Labcen, que fica na avenida Calógeras quase com a Afonso Pena (Foto: Arquivo)
Fachada do Labcen, que fica na avenida Calógeras quase com a Afonso Pena (Foto: Arquivo)

A Prefeitura de Campo Grande está reformando o prédio da Policlínica Odontológica da Vila Cruzeiro – no norte da Capital – para transferir o Labcen (Laboratório Central Municipal), que hoje funciona em imóvel “caindo aos pedaços”, que fica na avenida Calógeras, no centro da cidade. O município responde a ação civil pública por conta da situação precária da unidade onde são feitos todos os exames de pacientes da rede municipal.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) informou em ofício, assinado pelo secretário Marcelo Vilela e anexado ao processo em questão, que as adaptações do prédio situado no bairro do norte da cidade levarão aproximadamente 150 dias, ou seja, até cinco meses, para serem concluídas.

A transferência foi a solução que a administração municipal encontrou, ainda conforme descreve o ofício, para solucionar o problema, uma vez que a policlínica funciona em imóvel próprio, o que demanda pouco investimento para a transferência.

Em janeiro, o juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, determinou que a prefeitura tomasse providências o mais rápido possível para sanar a irregularidades sanitárias encontradas no Labcen em 2015 ou tirasse o laboratório do local insalubre.

Problemas – O MPE (Ministério Público Estadual) ingressou com ação contra o Executivo municipal no dia 9 de dezembro depois que em vistorias feitas pela 32ª Promotoria de Justiça, pela Vigilância Sanitária e pelo CRF (Conselho Regional de Farmácia), vários problemas foram encontrados no único laboratório mantido pelo município para atender pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Conforme relatou a promotora Paula Volpe no processo, 6 mil tubos com material coletado de pacientes para exames haviam sido descartados sem que o teste tivesse sido feito. Por falta de estrutura adequada, de acordo com o MPE, os servidores do laboratório descartavam os tubos quando não havia mais espaço na geladeira e havia a necessidade de espaço para novos tubos de materiais coletados.

Além disso, por falta de reagentes, exames estavam deixando de ser feitos. O laboratório tem capacidade para fazer 270 mil testes por mês e o contrato de compra do material havia venceu em janeiro do ano passado e em dezembro, a nova licitação ainda estava tramitando.

Conforme os relatórios das vistorias, prédio onde funciona o Labcen é antigo e “precário”. A promotoria defende que diante das situações relatadas, “há evidências de que os resultados das análises clínicas feitas no local estejam comprometidos”.

Quando transferido, o Labcen passará a funcionar na rua Apiacás, 183, na Vila Rica.

A prefeitura também informou no ofício que em 30 dias, a licitação para a compra dos reagentes estará concluída.

Nos siga no Google Notícias