A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

18/01/2012 23:52

Liminar garante matrícula de estudante de 15 anos na UFMS

Elverson Cardozo e Aline dos Santos
Estudante ficou em 18º no curso de Zootecnia da UFMS. (Foto: DivulgaçãoEstudante ficou em 18º no curso de Zootecnia da UFMS. (Foto: Divulgação

O desembargador Josué de Oliveira, da 3ª seção civil de Campo Grande, concedeu liminar para que a estudante Aline Gabriela Barbosa Pérez, de 15 anos, se matricule no curso de Zootecnia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), após ter sido aprovada no aprovada no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). A decisão saiu na tarde desta quarta-feira (18).

Para conseguir direito a se matricular no curso, Aline Gabriela – que ainda não concluiu o ensino médio - recorreu à Justiça, por meio da Defensoria Pública.

A jovem foi classificada pela nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e aprovada em 18º lugar no curso de Zootecnia, após inscrição no Sisu, o sistema de seleção implantado pelo MEC (Ministério da Educação).

A adolescente, que sempre estudou em escola pública, está adiantada e se preparava para cursar o último ano do ensino médio na escola Maria Constança de Barros Machado, em Campo Grande.

“Agora vou ganhar dois anos. Estou muito animada e preparada para começar a faculdade”, disse a estudante, em entrevista ao Campo Grande News na manhã desta quarta-feira (18).

Para matrícula é necessário que o candidato apresente o certificado de conclusão do ensino médio ou parecer de equivalência de estudos, emitido pela SED (Secretaria Estadual de Educação).

Aline Gabriela completa 16 anos no dia 6 de fevereiro.

Terminal rodoviário de Campo Grande oferece cartões de Natal gratuitos
A rodoviária de Campo Grande, mais um ano, oferece gratuitamente cartões de Natal gratuitamente para os passageiros que passarem pelo local até o pró...
Universidade do MS recebe certificação de excelência em gestão
Será recebida pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) em solenidade que acontece na próxima segunda-feira (18) o certificado de excelência em ges...
Águas Guariroba continua com campanha de renegociação de dívidas
Vai até o dia 29 deste mês a campanha "Fique em Dia", realizada pela Águas Guariroba para renegociar as dívidas que os consumidores têm com a empresa...
Prefeitura e TJ prorrogam renegociação de dívidas ajuizadas até 3ª
O programa de refinanciamento de dívidas da Prefeitura de Campo Grande foi prorrogado até o dia 19 de dezembro, a próxima terça-feira, no Centro de C...


Fica a homenagem dos amigos que deixou no MCBM...PS.Aos que leram e entenderam o que foi publicado na mídia só restou tecer elogios...aos ignorantes de plantão ( e como têm nesse mundo!!), perderam a oportunidade de se calarem e não dizerem tanta besteira. PARABÉNS!! SUCESSO!! O MÉRITO É TODO SEU...
 
Francisco Fagundes Corrêa em 20/01/2012 01:21:32
Essa questão de Avaliação é muito complexa. Lembram-se do ENCCEJA? Ali também os alunos são certificados sem passarem totalmente pelo nível de Ensino. E o que temos visto pelas pesquisas realizadas pelo Brasil afora é que a maioria dos alunos acabam não tendo rendimento satisfatório nos cursos universitários. É realmente uma lástima...A educ. devia ser prioridade de Estado, e levada mais a sério.
 
Marcia Cristina da Silva em 19/01/2012 12:38:24
Se, o ENEM que é uma avaliação nacional afirma que a menina tem pré requisitos para continuar seus estudos acaba por conceder a ela este direito. Agora, se o ENEM tem cumprido o objetivo a que se propunha em sua criação é outra história e uma discussão complexa. A estudante pelo que parece sempre estudou em escola pública, não está em cota nenhuma. Agora só o tempo dirá.
 
Marcia Cristina da Silva em 19/01/2012 12:31:46
Parabens Gabi!!!!!!!Esta menina nasceu para brilhar!!!!isso é só o começo o MELHOR de DEUS esta por vir....Creia!!!!!
 
Michelle Farell em 19/01/2012 12:06:44
QUANDO ELA FEZ A INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAR DO ENEN,ELA SABIA E COM CERTEZA TODA FAMILIA TAMBEM QUE ESTAVA FAZENDO A PROVA COMO TREINO.QUE NÃO TINHA IDADE E NEM TERMINADO O ENSIMO MÉDIO AINDA...OU SEJA AGORA VAI BRIGAR NA JUSTIÇA POR ESSA VAGA...UMA VAGA QUE POR DIREITO E PELA LEI NÃO É DELA,MAS SIM DE QUEM TERÁ QUE ESPERAR PQ ELA TOMOU O LUGAR....BRASIL...BRASIL...PRESTA ATENÇÃO!!!
 
SOLANGE GOMES em 19/01/2012 12:04:57
Deve ser obrigatório cursar o ensino médio para uma menina de 15 ANOS pois por mais inteligente que seje ela com certeza nãoaprendeu tudo sozinha ate o ultimo ano de ensino médio.
E vai saber como ela conseguiu entrar porque esse enem ai se vc for no chutometro pode se dar bem !!
Na verdade ninguem sabe se realmente é aquela nota que tirou.
 
Ellen Cristina em 19/01/2012 11:59:15
PARABENS À ACADEMICA ALINE

O REBANHO SUL-MATOGROSSENSSE, ESPERA GENTE COM ESSE PÉRFIL


BOA SORTE

e bom trabalho em suas pesquisas genéticas



NEI SALVIANO
PUBLICITARIO
 
zildeneis salviano em 19/01/2012 11:59:08
Parabéns Aline!!! Não entendo o pessoal, poxa a jovem estudou foi bem e esta apta a entran na universidade!! Se vcs não conseguiu a culpa não é dela !! Tenho certeza que ela terá uma carreira brilhante !!! Continue dedicando!
 
Junior Souza em 19/01/2012 11:53:09
Para que a pressa? Ela entraria novamente na faculdade se esperasse a idade correta... uma garota de 15 anos na universidade é um absurdo... ainda não é mundo para ela.... ela vai perder uma etapa da vida e não ganhar dois anos.... como ela disse.
 
daniela gonçalves em 19/01/2012 11:33:12
Já é possível prever que nos próximos anos a “Justiça” estará concedendo, através de liminares, diploma de curso superior a quem sequer cursou a faculdade. Olha lá se os diplomas de mestrado e doutorado não entrarem nesta também, sujeito que sequer terminou o ensino fundamental poderá pleiteá-los na “justiça”.
“que essa justiça desafinada é tão humana e tão errada” Renato Russo
 
Cleber de Castro em 19/01/2012 10:58:19
Ahhhh gente deixa a menina estudar, ela passou pq mereceu! Garanto que se vcs tivessem a idade dela e passasse nessa prova iriam entrar na justiça pra poder cursar!
Esse ensino médio de escola pública é uma vergonha mesmo, é melhor q ela ja esteja na faculdade!



Parabéns Aline!!
 
Karina Rodrigues em 19/01/2012 10:51:31
Eu não concordo, daqui uns dias qualquer criança vai querer entrar na faculdade. Daqui um tempo os jovens vão pensar:" para que frequentar um ensino regular se nós podemos fazer o que bem entender com os resultados do enem". As vezes tomamos decisões precipitadas e acabamos prejudicando outras pessoas, talvez ela se arrependa do curso q escolheu daqui uns anos. E tira a oportunidades de outros.
 
Juliana Pereira em 19/01/2012 10:37:06
todo mundo que ta contra é por que não esta acontecendo com eles queria ver se não iriam fazer o que a mãe dela fez se estivessem na mesma situação!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
JULIO CESAR EMILIO em 19/01/2012 10:32:57
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mede as habilidades adquiridas no Ensino Médio, se essa moça conseguiu atingir a média nacional e essa nota possibilitou- a de garantir uma vaga na Universidade, então é entendido que ela possui todas as habilidades ensinadas no ensino médio. O que acontece é que está na hora dos sistemas de ensino repensar no processo avaliativo usado no Brasil.
 
Viviane Aparecida em 19/01/2012 10:30:33
NÃO CONHEÇO A MENINA, MAS SE ELA TEM CAPACIDADE DE FAZER UMA PROVA DA UFMS E SE ADMITIDA FOI GRAÇAS AO ESFORÇO DELA, AOS CHORÕES QUE ACHAM ISSO INJUSTO ESTUDEM MAIS QUEM SABE VOCÊS CONSEGUEM.
 
EUCLIDES SAMPAIO PEREIRA JUNIOR em 19/01/2012 10:29:10
Eu não sou formada ainda, não consegui passar na federal infelizmente,não conheço essa menina Aline, mas ela deve ter uma condição de vida razuavelmente boa, pois só deveria estudar para conseguir entrar numa faculdade com 15 anos, pois para pra analisar quais são as chances de um filho de pobre passar na federal são muito difíceis, pois ele tem que estudar e trabalhar ou só trabalhar.
 
Luana Rodrigues em 19/01/2012 10:21:54
Agora que virou bagunça , alunos do 1° ano do ensino médio não vão querer concluir os estudos, ou seja, concluir o 3° ano, pra que? Se é so fazer o enem e pronto, se na sorte tirar nota boa entra logo pra faculdade...um completo absurdo, espero que a secretaria de educação avalie melhor este caso e não permita completo absurdo.
 
Estela Martines em 19/01/2012 10:16:21
Será que a justiça ia conceder a liminar se esta pessoa estivesse brigando por uma vaga no curso de direito, provavelmente não. É uma vergonha a justiça neste país, agora virou moda não precisar do ensino médio completo para cursar uma faculdade.
 
Estela Muniz em 19/01/2012 10:06:45
A grande realidade é que ela esta apta a entrar no ensino superior e sua nota disse isso, as pessoas que acham contrario e os outros que ficaram abaixo dela na nota deveriam se preocupar em estudar mais para que uma jovem que nem o ensino médio completo tem consiga no superior a de vocês, melhorem seus conhecimentos se assim fosse vocês com seu ensino médio completo não perderiam em nota para ela.
 
Carlos Alexandre em 19/01/2012 10:03:57
continuação ...
O certo seria o Governo aprimorar então, o Enem. Ou proibir alunos de 1º e 2º anos a fazerem as provas do Enem, que são julgadas melhores que as provas para ingressar em uma Faculdade ou Universidade.
 
Angélica Colman em 19/01/2012 10:00:55
É uma pena que ,ver um magistrado com certo grau de estudo acolher essa ridícula decisão, pois fere leis e decretos e principalmente a CONSTITUIÇÃO FEDERAL no
dispositivo da igualdade , pois os outros candidatos já fizeram sua parte não pulando
nenhuma etapa de seu período escolar.Assim essa pessoa que se diz superdotada é uma grande sortuda e poderia ser sim aproveitada em momento oportuno.SORTE!
 
Francisco de Assis em 19/01/2012 10:00:43
Eu não acho que seja errado a Gabi ou que qualquer outra pessoa não possa cursar Faculdade ou Universidade por não ter terminado o ensino médio. A culpa não é dos juízes que acataram a decisão certa e sim do Governo que tem uma péssima educação, às vezes sendo surpreendido com casos igual o da Gabi.
 
Angelica Colman em 19/01/2012 10:00:30
Penso na pessoa que está 1 posição abaixo das vagas... muito provavelmente deve ter concluído o ensino médio, estando apto ao entrar no ensino superior!!! O que vai mudar tanto assim na vida desta menina se esperar SÓ mais 1 ano...
 
Moises Henrique em 19/01/2012 09:50:09
Enem é só marcar "X" e a redação é de exigência "fantástica" que as vezes uma nota "ZERO" se torna mais de 800 pontos, ou ainda, das pouco mais de 100 novas correções,quase 80 tiveram a 'NOTA AUMENTADA". SE uma criança de 10 anos fizer ENEM para "EXPERIMENTAR", marcar os "X"s no lugar certo, e escrever razoavelmente dentro do que um "inteligente adulto" fizer ela decorar,não precisa fazer o médio.
 
Gilson Silveira em 19/01/2012 09:49:49
Aqui no MS parece que é praxe conceder liminares desrespeitrando as leis vigentes. Há liminar para que as crianças entrem na escola antes dos 6 anos no Ensino Fundamental (acreditem) e agora liminar para entrar na universidade antes de terminar o Ensino Médio. Esses estudantes que querem antecipar um ano em sua vida, ocupam as vagas de outros que com isso vão atrasar o ingresso na universidade.
 
Sueli Barbosa Reis em 19/01/2012 09:47:52
Não concordo com o Paulo. É necessário sim cursar o Ensino Médio. o que aconteceu aqui é separar o "joio do trigo", ou seja Premiando os bons...

PARABÉNS, ALINE GABRIELA...
 
Lucas Ricardo em 19/01/2012 09:47:30
A justiça estadual é incompetente. Só a justiça federal pode apreciar essa questão. A liminar tem grande chance de ser cassada. Além disso, a maioria das decisões judiciais não permite o curso superior, sem a comprovação do ensino médio, já que é um exigência legal. Vamos aguardar.
 
Aecio Pereira Júnior em 19/01/2012 09:33:07
isso é um absurdo eu que cursei o ensino medio todo regular ate aos meu 15 aninhos e to suando pra entrar na ufms e vem uma pessoa que nem concluir o ensino medio e ja que entrar na faculdade isso é errado e o certificado so falta ela entrar na justiça e conseguir tbem, sempre precisar termir ano letivo.ai é f...
 
luan gaspareto em 19/01/2012 09:30:04
Merecida vaga garota! vá enfrente você merece.
Parabéns!!! pela pontuação alcançada, deve ser orgulho dos pais e amigos.
Boa Sorte sempre.
 
neyde de oliveira em 19/01/2012 09:17:45
Pelo que se entende, o ensino médio é supéfluo para a justiça!!!!sendo assim para que cursá-lo? É só fazer o exame e se passar, se matricular na faculdade....pra que as leis, se os juizes podem fazer o que julgam certo? será que não percebem, que com essa decisão se abre um precedente perigoso? vai entender.......!
 
Paulo Candido em 19/01/2012 09:06:16
Parabéns!!
 
Regimar Christian em 19/01/2012 07:15:40
Parabens Brasil por sua permessividade. Isso é um absurdo, acabem logo com o ensino medio afinal nao serve de nada mesmo perante a justiça. Por isso que muitas coisas neste país passam em branco. Afinal regras são feitas para serem respeitadas. Parece que nossas autoridades do judicário também esqueceram a importancia das etapas de conquista de conhecimento por isso permitiram um salto tão grande
 
Rodrigo Caetano em 19/01/2012 06:49:32
Parabens a Aline e também ao Des.Josué de Oliveira. A ela por ter passado direto, sem uso de cotas apesar de estudar em escola pública, demosntrando assim a sua capacidade e dedicação. A legislação prevê sim a certificação do ensino médio aos alunos que demonstradamente tem capacidade. Ao Desembargador pela sensibilidade e senso de justiça, premiando a boa aluna. Aos contras, que estudem mais.
 
Leonardo Costa em 19/01/2012 06:40:53
Parabenss......Você merece..
Tenho certeza que a Zootecnia é um curso muito bom e você vai se dar muito bem!
Esperamos você la!
 
Henrique Barbosa em 19/01/2012 06:38:12
Vale a pena acreditar na juventude com esse fato estudar passar e determinação pelo seu direito, não podemos acertar um não como resposta lutar sempre pelo sonho.
 
Luzia Pinheiro em 19/01/2012 06:35:27
Ensino médio?!?! Ah tá...

Não precisa mais concluir o ensino médio para se inscrever em uma universidade.

Estamos num país da bagunça, onde qualquer um manda e desmanda, faz o que quer e o que não quer com as leis...

Pra que então fazer o ensino médio? Posso fazer o ensino médio sem terminar o ensino fundamental?!? Posso ser juiz sem ao menos me formar em direito?!?



 
Alan Silva em 19/01/2012 05:30:31
Está previsto na LDB (Lei de Diretrizes Básicas) art. 24, inciso V, alínea "c" que:
"V - a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:; [...]
c) possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado;"
O ENEM nada mais é do que a verificação do aprendizado, portanto, estritamente correta a liminar do ponto de vista legal.
 
Gustavo Lopes em 19/01/2012 05:04:56
Achou um absurdo, uma vez que para cursar ensino superior e necessario ter certifcado de conclusao do ensiono medio. Mais estamos no Brasil onde td e possivel.Fazer o que.....
 
Marlene Rodrigues em 19/01/2012 04:42:11
Cara Gabi, não questiono se vc é superdotada ou não, apenas entendo que uma pessoa aos 15anos pode não ter ainda maturidade para dar um passo tão importante como a escolha de uma profissão, e se voce daqui a um ou dois anos perceber que não era zootecnia que voce queria, ai voce pensa posso trocar de curso, tudo bem mas neste momento voce esta ocupando a vaga de alguem que poderia ser um bom prof.
 
REGINALDO FALEIROS em 19/01/2012 04:25:14
Parabéns Aline, se a capacidade é demonstrada, a exceção deve ser aplicada.

Tem muita gente que entra e depois não consegue sair ou sai "no esquema" e normalmente demonstra esta incapacidade levando anos para entrar em um curso superior. Deveria haver o exame para todas as profissões como acontece com a OAB.
 
Doug Silva em 19/01/2012 04:08:30
Nada contra a Aline. Porém, o que me preocupa é a segurança jurídica desse nosso País. Se o ensino médio existe, pelo crivo da Lei, então, tem que ser prestigiado. O nosso judiciário cada vez mais adentra à competência legislativa e comete essas aberrações jurídicas. O nosso ordenamento jurídico está se tornando uma bolinha de gúde, onde, cada um o amolda à sua vontade. Legalidade urgente!!!
 
Edson Chaves em 19/01/2012 03:47:47
ALINE DEIXE ESSE POVO FALAR, VC JA PROVOU QUE É UMA ALUNA APLICADA E DEDICADA AOS ESTUDOS E AINDA POR CIMA MUITO INTELIGENTE TEM FACILIDADE PARA APRENDER OS CONTEÚDOS APLICADOS, VC É O TIPO DE ALUNA QUE FAZ A DIFERENÇA EM SALA DE AULA, SIGA EM FRENTE E LUTE PELOS SEUS OBJETIVOS, COMO DIZ O LUCAS VC É O "JOIO DO TRIGO", ENTENDA POVÃO, ELA PASSOU E EXIGIU OS SEUS DIREITOS COMO CIDADÃO, BJOS........
 
CLARICE ARAUJO DA SILVA CARVALHO em 19/01/2012 03:05:38
Estou de acordo com a justiça, se a menina foi competente mereçe iniciar a faculdade.
Quanto a ter terminado ou não o ensino medio vai da capaçidade individual de cada um.
Tem muitos estudantes de cursos superior que mal sabe escrever corretamente e acabam se formando.
O que precisa sim e ser mais exigente na seleção de alunos, desde o Jardim da Infancia ate o Ensino Medio ou equivalente.
Parabens
 
Marco Aurelio em 19/01/2012 03:02:40
a minha opinião e que a estudante entenda que as coisas acontecem tudo a seu tempo pois tenho uma filha que vai começar a cursar o 3º ano para entrar na UFMS, então acredito que não adianta passar na ilegalidade desrespeitando o principio da isonomia (todos são iguais perante a lei art. 5º da CF) senão vai virar festa.
obrigada
 
silmara felix em 19/01/2012 02:54:18
Cara Parabéns, e o 19º é 19º, se tivesse tão preparado seria o 18º kkkkkkkkkkkkkkkkk parabéns e um ano são doze meses, e prá que quer ser algo na vida uma no é mmmmmmuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito!
 
sandra lima em 19/01/2012 02:48:25
Tbem acho errado isso td q aconteceu na vida de uma menina q tem apenas 15 anos. Eu q estou terminando o ensino médio,pretendendo me forma em veterinaria,e fzr uma faculdade,vou ter q enfrentar vagas etc...não acho injusto isso,99% dos jovens estão esperando uma oportunidade igual a essa.E tds eles estão enfrentando mtos obstaculos pr chegar aonde querem.Esse pais tinha q valorizar na igualdade.
 
Jessica Célia em 19/01/2012 02:25:49
Discordo de todas as opiniões acima, portanto, quem tem conhecimento merece estar na faculdade sim.
Parabéns Aline.
 
Peterson dos S. Garcia em 19/01/2012 01:56:30
Como disse o Moisés Henrique, e quanto às pessoas que ficaram posição abaixo e já atendem TODOS os requisitos???
 
Airton José Recalde em 19/01/2012 01:49:11
A LDB diz que em alguns casos pode-se ampliar o período de ensino para que os alunos possam concluir ou antecipá-lo.Se a garota tem domínio do conteúdo pq ela não pode entrar na UFMS?
 
Ana Carolina Lopes em 19/01/2012 01:21:59
Palhaçada isso, pois a inscrição do Enem é clara, conclusão do ensino médio só para maiores de 18 anos, agora vão ter que liberar a conclusão para todos adolescentes... depois na facul os academicos adultos soltam uma besteira na aula, irão tratar como pedofilia tb? tsc tsc
 
Belkiz Freire em 19/01/2012 01:17:15
Se o objetivo do Ensino Médio é preparar para o Ensino Superior, é louvável a decisão tenha sido a favor da Gabriela! Eu tive aulas com ela no Núcleo de Atendimento Alunos Super Dotação e tenho certeza que ela é uma jovem acima de média, e se ela conseguiu, não vejo motivos para outros tentarem o mesmo, SE forem capazes. Aí está o ponto crucial, uns conseguem sem o ensino médio , outros não !
 
Gabriel Lescano em 19/01/2012 01:03:17
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions