ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SÁBADO  08    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Lojistas transformam Centro em shopping a céu aberto para cobrar revitalização

Evento cria banheiro, Wi-Fi e galeria de arte para mostrar que região pode ser atrativo

Por Geniffer Valeriano | 08/11/2025 17:15
Lojistas transformam Centro em shopping a céu aberto para cobrar revitalização
Durante a manhã, consumidores formaram fila para serem atendidos (Foto: Divulgação)

Cansados de esperar por ações públicas, mais de 100 lojistas se uniram para transformar o Centro de Campo Grande em um “shopping a céu aberto” neste sábado (8). Durante a campanha “Renova Centro”, consumidores tiveram acesso a banheiro limpo, água gelada, Wi-Fi, carregadores de celular, workshops e até uma galeria de arte.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mais de 100 lojistas se uniram para transformar o Centro de Campo Grande em um "shopping a céu aberto" durante a campanha "Renova Centro". A iniciativa ofereceu aos consumidores banheiros limpos, água gelada, Wi-Fi, carregadores de celular, workshops e uma galeria de arte, em uma ação que se estendeu das 8h às 22h30. O projeto, organizado por Ulysses Serra, busca demonstrar o potencial da região central e provocar o poder público. Os organizadores criaram um diretório com mapa das lojas e pretendem usar os dados coletados durante o evento para solicitar medidas às autoridades, com planos de realizar ações semelhantes em datas comerciais importantes.

O evento começou às 8h e segue até as 22h30 para contemplar todos os empreendimentos da região. “A gente quer cuidar não só do Centro da manhã, mas do Centro da noite também, das nossas lojas, de bares e restaurantes”, explica o organizador, Ulysses Serra.

A proposta é simples: mostrar que o Centro pode ser atrativo se oferecer o mesmo conforto de um shopping. “A ideia do Renova Centro é uma provocação ao poder público. A gente quer falar que o Centro não morreu e não vamos esperar o poder público fazer alguma coisa. Então, a gente se uniu, nós, empresários.”

Para ilustrar o potencial da revitalização, os organizadores montaram um “diretório de shopping” em um salão na Rua 14 de Julho, próximo à Rua Maracaju, com mapa das lojas da região.

Lojistas transformam Centro em shopping a céu aberto para cobrar revitalização
Mapa mostra ruas com presença de comércios na região central (Foto: Marcos Maluf)

“Como seria o Centro se fosse um shopping a céu aberto? A gente criou o mapa do Centro como um diretório de shopping. Trouxemos serviços, banheiro, Wi-Fi, carregador e uma sala de palestras no fundo, porque queremos atender os lojistas também. Trouxemos workshops e palestras do Senac e Sebrae.”

A ação incluiu arte e cultura, algo que, segundo Ulysses, faz falta na região. “Eu sinto falta de arte e cultura no Centro. A gente trouxe uma galeria de arte. Os artistas aqui da frente já são renomados no estado e, mais adiante, estão obras de alunos da Secretaria de Educação, nossos futuros artistas”.

Da resistência à aprovação — No início, muitos lojistas duvidaram da ideia. “Eles estavam desacreditados. ‘Ah, já tentaram demais’. ‘Isso é coisa da prefeitura’. E eu falei: não, isso é coisa nossa”, afirma Ulysses. Com o movimento ao longo do dia, o cenário mudou. “Quando viram tudo acontecendo, pediram para fazermos de novo”.

Lojistas transformam Centro em shopping a céu aberto para cobrar revitalização
Ulysses Serra é um dos organizadores da ação "Renova Centro" (Foto: Marcos Maluf)

A organização pretende usar os números obtidos durante o evento para cobrar medidas do poder público. “É um dia só, porque sozinhos não conseguimos bancar isso sempre. Vamos levar o cadastro, os números de atendimento e mostrar que, juntos, a gente consegue”.

Segundo Ulysses, a expectativa é de que ações semelhantes ocorram em datas de maior movimento. “Quem sabe abrir isso no Natal? Imagina uma semana antes da Black Friday, do Dia das Mães, com uma campanha robusta para competir com os shoppings”.

Lojistas transformam Centro em shopping a céu aberto para cobrar revitalização
Cassiane Santos está entre os consumidores que aprovam a ideia dos logistas (Foto: Marcos Maluf)

Aprovado pelo público — Quem passou pelo espaço elogiou a iniciativa. Cassiane Santos, 25 anos, descobriu o projeto ao ir comprar um presente. “Achei a iniciativa legal. Se tivesse esse espaço aberto todos os dias, atrairia mais gente para o Centro.”

A assistente jurídica Hellen Thais de França, 34 anos, também se surpreendeu. “Geralmente faço minhas compras no bairro, mas o Centro está bem atrativo. Não sabia desse espaço e achei inovador. Infelizmente o Centro está jogado, mas isso aqui é muito atrativo.”

Para Hellen, além da estrutura, é preciso divulgação. “Com certeza atrairia mais gente para o Centro. Tem que divulgar mais na TV, no rádio, para trazer a população.”

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.