ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Lombadas instaladas em frente a posto de saúde ‘mentem’ velocidade

Equipamentos marcam mais de 70 km/h mesmo quando motoristas passam a menos de 30 km/h, que é a velocidade permitida

Anahi Zurutuza | 03/04/2017 17:45
Aparelhos instalados nos dois sentidos da avenida José Nogueira Vieira estão com defeito, conforme flagrou reportagem na tarde desta segunda-feira (Foto: Alcides Neto)
Aparelhos instalados nos dois sentidos da avenida José Nogueira Vieira estão com defeito, conforme flagrou reportagem na tarde desta segunda-feira (Foto: Alcides Neto)

As lombadas eletrônicas instaladas na avenida José Nogueira Vieira em frente ao CRS (Centro Regional de Saúde) do bairro Tiradentes – leste de Campo Grande – estão marcando velocidades bem acima da que motoristas que passam pelo local empregam. A dúvida é: os equipamentos estão multando ou não?

A denúncia sobre as lombadas “mentirosas” chegou ao Campo Grande News por leitores. Um deles, Gilson Araújo, conta que percebeu o defeito quando passou pelo local no início da tarde desta segunda-feira (3). “Eu estava a uns 20 km/h, mas a lombada marcou 78 km/h. O veículo que estava na minha frente também registrou a velocidade errada”, relatou.

Preocupado em ser multado, até porque estava com o carro da empresa para qual trabalha, Gilson relata que ligou na tarde de hoje para a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e foi informado que desde dezembro, o equipamento não emite multas. “Me garantiram que eu não seria multado e disseram que como estão recebendo muitas reclamações sobre estas lombadas vão enviar um técnico para lá para desligá-la”.

Os equipamentos em questão, conforme consta no site do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), foram aferidos no dia 5 de julho de 2016. A medição tem validade até o dia 4 de julho deste ano.

A reportagem já havia recebido reclamação sobre os equipamentos desregulados na José Nogueira Vieira em maio do ano passado e fez matéria sobre o assunto, mas parece que os aparelhos voltaram a apresentar o problema.

Os medidores de velocidades pertencem a Perkons S.A., que foi questionada sobre o problema pela reportagem e, por meio da assessoria de imprensa, informou que verificará a situação.

A equipe também tentou um retorno oficial da Agetran, mas até o fechamento deste matéria não havia conseguido contato com o diretor-presidente, Janine de Lima Bruno, e nem reposta da assessoria de imprensa.

Visor de lombadas do Parque dos Poderes chegaram a marcar velocidade errada, mas voltaram a mostrar velocidades dentro do ‘normal’ (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Visor de lombadas do Parque dos Poderes chegaram a marcar velocidade errada, mas voltaram a mostrar velocidades dentro do ‘normal’ (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Parque dos Poderes – Em janeiro, as lombadas eletrônicas instaladas na avenida do Poeta, em frente à Governadoria, no Parque dos Poderes, marcavam velocidade diferente à que motoristas passavam por elas. Na manhã do dia 13, uma sexta-feira, o Campo Grande News registrou a situação e a Perkons S.A, responsável pelo equipamento, fez o reparo no mesmo dia.

O aparelho estava marcando velocidades acima dos 80 km/h para quem passava pela faixa mais a esquerda no sentido Afonso Pena/Mato Grosso, mesmo se o motorista estivesse a menos de 30 km/h, que é a velocidade máxima permitida no trecho. Já para que passava na faixa da direita, o visor mostrava velocidade de 8 km/h.

O problema, segundo a Perkons, era apenas no display que mostra a velocidade e já foi consertado. “O equipamento estava registrando as velocidades corretas, ou seja, operando normalmente e multando apenas os veículos que passam acima da velocidade estipulada”, informou a empresa por meio de nota.

A Perkons informou ainda que a aferição das lombadas pelo Inmetro estavam dentro da validade.

A reportagem recebeu reclamação de que há alguns dias, as lombadas da frente da Governadoria voltaram a apresentar defeito. Contudo, na tarde desta segunda-feira, quando a equipe esteve no local, aparentemente, os equipamentos apresentaram funcionamento normal.

A falta de aferição em medidores de velocidade sob responsabilidade do município está sendo alvo de investigação do MPE (Ministério Público do Estado).

Nos siga no Google Notícias