Maioria aprovou e respeitou horário reservado para voto dos mais velhos
As três primeiras horas da eleição foram reservadas, preferencialmente, para pessoas acima de 60 anos votarem
Nas eleições municipais de 2020 os idosos tiveram preferência para votar nas três primeiras horas do pleito eleitoral. A iniciativa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) foi para garantir que as pessoas acima dos 60 anos pudessem votar sem grandes aglomerações.
Eleitores mais jovens não foram proibidos de votar entre 7h e 10h, mas em Campo Grande a grande maioria deixou para votar após 10h e respeitar o horário preferencial dos idosos. Na Escola Estadual Hércules Maymone, por volta das 11h40, o movimento era fraco e grande maioria dos eleitores eram pessoas abaixo dos 60 anos.
Andreia dos Santos da Silva, 44 anos, aposentada, diz que sempre votou na hora do almoço. "Vim respeitando horário dos idosos, mas isso não mudou muito pra mim. Sempre voto nesse horário, acho mais vazio.", disse.

Filho de Andreia, o vendedor de 20 anos, Vinícius da Silva Novaes acompanhou a mãe no horário de ir votar, mas pela manhã foi à outra seção eleitoral levar a sogra. "Geralmente venho junto com minha mãe, pra otimizar o tempo. Mas de manhã levei minha sogra pra votar, no local que ela vota realmente tinham mais idosos.", complementou Vinícius.
Aproveitando o horário de almoço para votar, o bacharel em direito, Lucas Tubero de Carvalho, de 31 anos, está trabalhando como mesário, na Escola Municipal Doutor Tertuliano Meirelles, e percebeu maior presença dos idosos entre 7h e 10h.

"Tinham alguns jovens na seção que sou mesário, mas eram poucos. Os que foram pela manhã comentaram que iam trabalhar à tarde e não teriam como votar em outro horário. Também tinham alguns jovens que estavam acompanhando os idosos e já aproveitaram para votar.", diz o mesário.
Para Juliana Aguiar, designer de interiores e nutricionista, de 31 anos, o horário diferenciado não alterou em nada sua programação. "Não alterou nada pra mim, mas achei uma ótima iniciativa. Tenho avós que ainda votam, eles foram bem cedinho e comentaram que foi respeitado, gostaram bastante de ter um horário mais específico pra eles votarem", diz Juliana.
A estudante Dacila Amanda, de 21 anos, precisou se programar para votar após às 10h e respeitar o horário preferencial para eleitores acima dos 60 anos.
Gosto de vir por volta das 8h, mas me organizei e vim só agora, no almoço. A fila estava bem maior, bem mais gente do que no horário que sempre voto.", disse a jovem.
Mesmo atrapalhando um pouco, Dacila achou importante esse horário diferenciado. "Tenho idosos na familia, todos votaram logo cedo e comentaram que só tinha idosos na hora que foram votar, nada de aglomerações", comentou a estudante.

Nas seções de votação, o uso de máscara é obrigatório e vidros de álcool em gel estão disponíveis para os eleitores. Em Campo Grande, são mais de 612.487 mil eleitores que vão votar neste domingo para escolher prefeito e 29 vereadores. No Estado são mais de 1,8 milhão de votantes.