ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Mais 25 postos de saúde vão abrir à noite em Campo Grande, prevê Sesau

Atualmente, são 45 os que funcionam em horário especial

Cassia Modena | 07/08/2023 11:07
USF Tiradentes é a única na Capital que funciona até as 22h (Foto: Arquivo/Alex Machado)
USF Tiradentes é a única na Capital que funciona até as 22h (Foto: Arquivo/Alex Machado)

No ano que vem, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) prevê que mais 25 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) fiquem abertas à noite e não fechem para almoço nos bairros de Campo Grande. Atualmente, são 45 as que adotam horário estendido – 40 ficam abertas das 7 às 19h; cinco entre 7h e 17h; e uma entre 7h às 22h.

A expectativa, inicialmente, é chegar a 70 locais abertos entre 7h e 19h. A informação foi divulgada após reunião entre a prefeita Adriane Lopes (PP), dois representantes do Ministério da Saúde e a equipe técnica da Sesau, que ocorreu na última sexta-feira (4).

Além disso, outras medidas previstas são a melhoria de estruturas físicas já existentes nas unidades e a redução de espera em consultas agendadas. "Será um grande avanço e o Ministério da Saúde irá garantir os recursos", disse o superintendente da pasta federal, Ronaldo de Souza Costa, que estava presente no encontro.

Reunião teve participação da prefeita, Sesau e membros do Ministério da Saúde (Foto: Divulgação/Sesau)
Reunião teve participação da prefeita, Sesau e membros do Ministério da Saúde (Foto: Divulgação/Sesau)

A Sesau espera que o horário especial dê respiro à rede de emergência. "Com consultas e atendimentos disponíveis fora do horário comercial, é possível realizar ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e educação em saúde de forma mais ampla e abrangente. Isso possibilita a detecção precoce de problemas de saúde, reduzindo agravos e evitando internações hospitalares desnecessárias”, justificou o secretário Sandro Benites.

Mais profissionais - Para atendimento nos horários alternativos, será necessário aumentar as equipes de saúde da família, saúde bucal e de agentes comunitários de saúde em cada unidade. As atuais 197 equipes de saúde da família poderão ser ampliadas para 343; as 147 de saúde bucal poderão saltar para 307; e o total de 1.574 de agentes poderá ir para 1.734. O incremento calculado para o atendimento em horário estendido é de 466 novas equipes, sendo que cada uma é composta por, pelo menos, quatro profissional da saúde.

Para custear essa e as demais medidas previstas, a Sesau deverá formalizar pedido ao Ministério da Saúde para garantir recursos junto ao programa federal Saúde na Hora, voltado aincentivar o funcionamento de unidades básicas de saúde em horários alternativos.


Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias