Mais de mil canetas são abençoadas em celebração para estudantes do Enem
Tradição que antecede o exame reúne jovens e familiares em orações por foco e serenidade
O Santuário Estadual Nossa Senhora Perpétuo Socorro amanheceu nesta quinta-feira (6) em clima de expectativa e fé. A missa das 9h abriu a tradicional “bênção das canetas”, celebração que acontece todos os anos na véspera do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Outras duas missas ainda serão realizadas, às 15h e 19h, para acolher mais estudantes e familiares.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Santuário do Perpétuo Socorro realizou nesta quinta-feira a tradicional "bênção das canetas", celebração anual que antecede o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com três missas ao longo do dia, o evento distribuiu mais de mil canetas e acolheu estudantes e familiares que buscam apoio espiritual. Entre os participantes, jovens como Maite Klein e Maria Eduarda Amorim, ambas de 19 anos, buscam vagas no curso de Medicina. O Enem 2023 será realizado nos dias 9 e 16 de dezembro em todo o país, sendo a principal porta de entrada para universidades públicas através do Sisu, ProUni e Fies.
No final de cada celebração, o padre Rodrigo Augusto realiza a bênção das canetas, gesto simbólico que há mais de sete anos busca oferecer apoio espiritual a quem vai enfrentar as longas provas do Enem. “É um momento de acolhida, oração e incentivo aos jovens que se dedicaram tanto. A oração ajuda a transformar o medo e a ansiedade em tranquilidade e paz”, disse o padre.
- Leia Também
- Número de inscritos com mais de 60 anos no Enem quase dobra no Estado
- Confira as opções gratuitas de aulões presenciais e online para o Enem 2025
Mais de mil canetas estão sendo distribuídas durante as celebrações, mas quem quiser pode levar a própria para ser abençoada. Muitos familiares também participam representando candidatos, como uma senhora que, durante a missa da manhã, segurava a caneta e o documento do estudante que não pôde comparecer.

Entre os participantes está Maite Marques Klein, 19 anos, que tenta uma vaga em medicina. “Sempre participo da bênção. Este ano é a segunda vez que faço o Enem para valer. Foram anos de muito esforço, mas acredito que vai valer a pena”, contou.
Também em busca de uma vaga no curso de Medicina, Maria Eduarda da Silva Amorim, 19 anos, recebeu pela primeira vez a bênção da caneta. “Foi ótimo. Estou com fé de que vou conseguir. A expectativa está tranquila porque venho me preparando o ano todo”, afirmou.
O Santuário reforça que o objetivo é estar ao lado dos jovens nesse período decisivo. “Queremos que eles façam a prova com serenidade e confiança”, disse o padre Rodrigo. E, se depender da fé compartilhada nas missas de hoje, muitos estudantes já começam o Enem com um reforço extra de esperança.

Enem – As provas do Enem deste ano serão aplicadas nos dias 9 e 16 de dezembro, em todo o país. Em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o exame de 2025 acontece nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Como de costume, o Enem será dividido em dois domingos: no primeiro dia, os candidatos farão as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação; no segundo, será a vez de Matemática e Ciências da Natureza. O exame continua sendo a principal porta de entrada para universidades públicas, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), além de programas como o ProUni e o Fies.
Em Mato Grosso do Sul, 57.941 pessoas se inscreveram para o Enem 2025, com uma proporção significativa de mulheres, 60,15%, contra 39,85% de homens, praticamente os mesmos índices de 2024.
A maior parte dos inscritos no estado é branca, somando 26.577 estudantes. Entre indígenas no estado, são 1.927 candidatos, contra 1.568 no ano passado, avanço de 22,90% na participação.
O grande avanço em Mato Grosso do Sul ocorreu entre o público com mais de 60 anos, que passou de 89 para 159 pessoas em 2025, um aumento de 78,65%.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


