ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Mato Grosso do Sul recebe hoje 1º paciente com covid vindo de Rondônia

Paciente de 61 anos apresentou sintomas no dia 12 de janeiro e irá para o Hospital Regional

Ana Oshiro | 29/01/2021 10:20
Ambulância sai de Rondônia com paciente transferido, em material divulgado pelo governo de lá (Foto: Divulgação/Governo do Estado de Rondônia)
Ambulância sai de Rondônia com paciente transferido, em material divulgado pelo governo de lá (Foto: Divulgação/Governo do Estado de Rondônia)

O primeiro paciente com covid-19 vindo de outro estado chega nesta sexta-feira (29) em Mato Grosso do Sul. Aos 61 anos de idade, paciente do sexo masculino está vindo de Porto Velho, capital de Rondônia, e será internado em leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), referência no tratamento da doença.

De acordo com a assessoria da SES (Secretaria Estadual de Saúde), está previsto para o paciente chegar em Mato Grosso do Sul às 17h, na Base Aérea de Campo Grande, em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira).

A transferência foi autorizada pela Central de Regulação de Campo Grande em contato com a Central de Urgência e Emergência do Estado de Rondônia - Crue/Sesau na noite de quinta-feira (28).

Segundo o histórico do paciente, no dia 12 de janeiro ele apresentou quadro de tosse, odinofagia, mialgia, anosmia, ageusia iniciado, mas no dia 20 de janeiro, evoluiu com dispneia recebendo atendimento no Hospital Municipal de Ji-Paraná. Por precisar de UTI, o paciente teve o pedido de transferência solicitado.

Pacientes de Rondônia estão sendo transferidos em avião da FAB (Foto: Divulgação/Governo do Estado de Rondônia)
Pacientes de Rondônia estão sendo transferidos em avião da FAB (Foto: Divulgação/Governo do Estado de Rondônia)

Além deste paciente, mais dois pedidos de transferência foram solicitados pela Central de Rondônia, para duas pacientes mulheres, mas os pedidos foram cancelados após os familiares não concordarem com a transferência para o Estado de Mato Grosso do Sul. No entanto, há possibilidade de novas transferências para o Hospital.

No último domingo (24), Geraldo Resende, secretário estadual de saúde, divulgou em primeira mão, ao Campo Grande News, que MS iria disponibilizar 10 vagas de UTI no Hospital Regional para pacientes de Rondônia como forma de ajuda humanitária. O estado do norte do País anunciou estado de colapso no sistema de saúde no último sábado (23).

Segundo o Governo do Estado de Rondônia, 31 pacientes já foram transferidos para outros estados brasileiros, sendo 13 enviados para Curitiba (PR) e 18 a Porto Alegre (RS). Todos foram acompanhados por uma equipe composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para atender qualquer intercorrência que houvesse durante o voo.

Nos siga no Google Notícias