ACOMPANHE-NOS    
MARÇO, SÁBADO  06    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Sem pedido de Manaus, MS decide oferecer UTIs para Rondônia

Segundo Geraldo Resende, leitos que estavam disponíveis para Manaus serão ofertados para capital de Rondônia, que anunciou colapso

Por Ana Oshiro | 24/01/2021 16:22
Leito de UTI instalado no Hospital Regional de Campo Grande. (Foto: Divulgação/Governo MS)
Leito de UTI instalado no Hospital Regional de Campo Grande. (Foto: Divulgação/Governo MS)

Em entrevista ao Campo Grande News, na tarde deste domingo (24), Geraldo Resende, secretário estadual de saúde, afirmou que o Governo de Mato Grosso do Sul estuda a possibilidade de ofertar 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para o estado de Rondônia, distante 1393 km de MS.

Segundo Geraldo, como não houve demanda de leitos pelo estado de Manaus, que haviam sido ofertados, na última segunda-feira (18), pelo governador Reinaldo Azambuja, esses leitos devem agora ser disponibilizados para Porto Velho, capital de Rondônia, que anunciou colapso no sistema de saúde por conta da pandemia do novo coronavírus.

"Estamos estudando, mas devemos oferecer os 10 leitos para Rondônia sim, a população de Mato Grosso do Sul pode ficar tranquila que ofertar esses leitos para outro Estado não vai prejudicar a situação aqui em MS", comentou Resende.

Ainda de acordo com Geraldo, Manaus conseguiu demandar os pacientes para outros estados, mais próximos, e por isso não houve necessidade de utilizar os que foram oferecidos pelo governo de MS.

Colapso - No último sábado (23), o prefeito de Porto Velho, capital de Rondônia, anunciou que o sistema de saúde da cidade entrou em colapso. Hildon Chaves (PSDB) afirmou que os leitos no município, para pacientes com Covid-19, estão lotados e pediu conscientização da população.

De acordo com Hildon, desde o início da pandemia Porto Velho passou de 23 para 73 leitos de internação e de 5 para 23 respiradores disponíveis. Ainda assim, os esforços não têm sido suficientes para atender a todos os pacientes que precisam de internação.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário