ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

“Menos pior”, dizem entidades sobre veto ao consumo de álcool

Setor avalia que a nova regra é a melhor alternativa a ser adotada ao invés do lockdown

Adriano Fernandes e Gabriel Neris | 11/08/2020 21:25
Cliente bebendo em bar no início da pandemia.. (Foto: Henrique Kawaminami)
Cliente bebendo em bar no início da pandemia.. (Foto: Henrique Kawaminami)

Apesar do prejuízo que a proibição do consumo de álcool em bares e restaurantes da Capital deve gerar aos empresários, o setor avalia que a determinação ainda é a melhor alternativa a ser adotada, durante a pandemia, se comparado à proposta de adoção ao lockdown.

A Abrasel-MS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) admite que a nova medida irá acarretar em uma perda no faturamento, uma vez que muitos clientes preferem fazer as refeições, consumindo bebida alcoólica nos estabelecimentos. “Ainda assim, é melhor do que fechar totalmente, pois traria consequências gravíssimas para o setor, que já vem sofrendo com a crise causada pela pandemia”, comenta o presidente da instituição, Juliano Wertheimer.

Segundo Juliano até agora já foram fechados mais de 5 mil postos de trabalhos. “Mesmo com a abertura parcial, já tivemos fechamentos de estabelecimentos do setor e isso poderia se intensificar, caso houvesse um fechamento total”, completa.

A Abrasel ressalta que diante dos protocolos rígidos de segurança que os estabelecimentos vem adotando, desde o início da pandemia, os bares e restaurantes estão preparados para uma retomada "lenta, gradual e segura", do movimento.

Já a ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) também concorda que a proibição do consumo de álcool em locais de venda e também em espaços de acesso público, é a alternativa “menos pior” a ser tomada no momento.

 “É uma medida satisfatória. Vamos ver como isso vai repercutir nos números. Os restaurantes vão sofrer no faturamento neste período, mas é menos pior”, comentou o primeiro-secretário da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Roberto Oshiro.

Segundo Oshiro, as novas regras também ajudarão a manter os empregos de funcionários dos estabelecimentos já afetados pela pandemia.

Sem álcool - A proibição de consumo de álcool em locais de venda e também em espaços de acesso público da Capital, começa a vigorar nesta quarta-feira (12). A medida vale para supermercados, conveniências, bares e, inclusive, restaurantes. Nestes estabelecimentos a venda é permitida, mas servir os clientes no local fica proibido de amanhã até o próximo domingo.

O empresário que descumprir a "lei seca" pode perder o alvará de funcionamento. A punição máxima será aplicada em caso de reincidência do estabelecimento. Já para o cliente que for pego consumindo álcool em locais públicos, o primeiro passo será uma conversa, como ocorre com o toque de recolher.

Nos siga no Google Notícias