ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Sob calor intenso, multidão faz fila por serviços básicos em bairro da Capital

Das 8h às 13h, evento irá oferecer atendimento médico, atualização de cadastro e renegociação de dívidas

Por Mylena Fraiha e Ana Beatriz Rodrigues | 02/03/2024 09:49
Centenas de moradores compareceram à Escola Municipal Professor Antônio Lopes Lins para participar de mutirão de serviços (Foto: Alex Machado)
Centenas de moradores compareceram à Escola Municipal Professor Antônio Lopes Lins para participar de mutirão de serviços (Foto: Alex Machado)

Apesar do intenso calor, centenas de moradores do Portal Caiobá, localizado na Capital, marcaram presença na manhã deste sábado (2) na primeira edição do ano do evento "Todos em Ação". Evento, que acontece das 8h às 13h, na Escola Municipal Professor Antônio Lopes Lins, oferece cerca de 300 serviços gratuitos ofertados por secretarias municipais e outros órgãos públicos e privados.

De acordo com a coordenadora do "Projeto Mutirão - Todos em Ação", Lirce Caneto, a expectativa é receber mais de 15 mil pessoas. "A região é periférica e mais distante do Centro, onde se concentram todos os serviços. Por isso escolhemos essa região", destacou.

Entre os serviços de interesse social disponíveis estão: emissão de Carteira de Trabalho Digital, intermediação de emprego, inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, orientação jurídica e financeira, cursos em diversas áreas, atendimento veterinário com vacinação, castração e exames, entre outros.

De acordo com a organização, o estande da Emha (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) foi um dos mais procurados pelos moradores. A Agência tem ofertado serviços de cadastramento e atualização cadastral para os moradores. Durante evento, funcionários da agência estarão disponíveis para auxiliar aqueles que desejam realizar o pagamento de parcelas e renegociar dívidas.

Dayana é uma das moradoras do Portal Caiobá que foi renegociar dívidas com a Emha (Foto: Alex Machado)
Dayana é uma das moradoras do Portal Caiobá que foi renegociar dívidas com a Emha (Foto: Alex Machado)

Uma das participantes que buscou o serviço da Emha é a cozinheira Dayana Christian Benites, de 44 anos. Ela explica que procurou o estande da Agência para realizar uma renegociação. "Eu vim aqui para buscar uma renegociação, pois recebi uma notificação de que duas contas minhas estavam atrasadas. Então, vim verificar e resolver isso".

Outro participante do evento é o aposentado João Fagundes Santos, de 64 anos.Ele mencionou que soube do evento por intermédio de um vizinho. "Vim procurar os serviços e fazer uma identidade nova. A minha é bem antiga. Vou atualizar o Cadastro para pedir isenção da energia, porque me disseram que tinha esse serviço".

O evento também conta com a participação de todas as secretarias municipais, além da presença da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e empresas como a Águas Guariroba, que buscam promover a acessibilidade dos serviços públicos aos residentes da região.

Apesar de ser a primeira edição deste ano, vale ressaltar que esta é a 27ª edição do evento. Para realizar o evento, a quadra da escola foi interditada pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

Atendimento médico - Entre os serviços oferecidos, está o atendimento médico, com avaliação nutricional, aferição de glicose e pressão, teste rápido para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e consulta com clínico geral.

De acordo com a gerente da clínica da família, Raquel Auxiliadora, presente no "Todos em Ação", atendimentos mais específicos, com exame de papanicolau; inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino); atendimento em saúde mental, poderão ser feitos na Clínica da Família Portal Caiobá, localizado na Rua Ilha Marajó, em frente à escola que sedia o evento.

Confira a galeria de imagens:

  • Em fila, multidão aguarda atendimento durante o mutirão "Todos em Ação" (Foto: Alex Machado)
  • Bazar solidário é exibido durante o mutirão "Todos em Ação" (Foto: Alex Machado)
  • No sol, multidão aguarda atendimento durante o mutirão "Todos em Ação" (Foto: Alex Machado)
  • Bazar solidário é exibido durante o mutirão "Todos em Ação" (Foto: Alex Machado)
  • Multidão aguarda atendimento durante o mutirão "Todos em Ação" (Foto: Alex Machado)
  • Pacientes encaminhados para a Clínica da Família para atendimento especializado (Foto: Alex Machado)
  • Participantes prestigiam o mutirão "Todos em Ação", no Portal Caiobá (Foto: Alex Machado)
  • Moradores recebem atendimento durante mutirão "Todos em Ação" (Foto: Alex Machado)
  • Moradores recebem atendimento durante mutirão "Todos em Ação" (Foto: Alex Machado)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias