ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Mesmo com dinheiro liberado há 18 meses, obra em rotatória fica no papel

Flávio Paes | 03/01/2016 19:34
Enquanto projeto não é executado,congestionamento continua (Foto:Arquivo)
Enquanto projeto não é executado,congestionamento continua (Foto:Arquivo)
Via de ligação Antonio Maria Coelho/Mato Grosso continua fechada (Foto: Arquivo)
Via de ligação Antonio Maria Coelho/Mato Grosso continua fechada (Foto: Arquivo)

Além de grandes obras de infraestrutura (drenagem, asfalto e urbanização), com recursos federais e de empréstimos já contratados, a Prefeitura não conseguiu destravar, 18 meses depois de receber o dinheiro (R$ 1,3 milhão), projetos relativamente simples, como o do reordenamento viário da rotatória nas avenidas Mato Grosso com Nelly Martins.

O dinheiro foi repassado em junho de 2014, ainda na gestão de André Puccinelli (PMDB) no governo do Estado. O projeto foi refeito duas vezes, houve licitação, mas até agora a obra não foi iniciada. O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) já renovou pelo menos duas vezes o convênio para não ter que pedir o dinheiro de volta ao município.

"Não temos interesse em receber o recurso, o compromisso do governo é ajudar a resolver um problema do trânsito da Capital", afirma o diretor-geral da autarquia, Gerson Claro.

Na primeira versão, o projeto previa a retirada da rotatória com a abertura de alças de acesso e sinalização com semáforos. Com a troca de diretores da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) optou-se por manter a rotatória, abrir uma alça de acesso a Mato Grosso (para que vem pela Nelly Martins).

Há mais de um ano foi aberta a Avenida Antonio Teodorokiski para servir de ligação entre a Antônio Maria Coelho e a Mato Grosso que, por enquanto, permanece fechada ao trânsito. A ideia é que a via fosse usada principalmente para chegar a região do Bairro Carandá Bosque, sem necessidade de passagem pela rotatória.

Enquanto isto, a rotatória continua sendo um gargalo do trânsito, com registro de congestionamento nos horários de rush. O diretor da Agetran. Elpidio Pinheiro, prefere não arriscar quando a obra será iniciada. Ele considera o projeto uma "solução provisória".

Ele critica as mudanças promovidas pela gestão passada, que transformou em mão única algumas ruas paralelas à Mato Grosso (como Eduardo Santos Pereira, Pernambuco, Amazonas). "Isto contribuiu para aumentar o fluxo da Mato Grosso, aumentando o gargalo na rotatória", avalia.

A última versão do projeto prevê a instalação de 10 semáforos nas áreas de intervenção, equipados com controladores que regularão o tempo de duração do verde e do vermelho, conforme o fluxo de veículos. Será aberta uma baia de estacionamento na rua Antônio Maria Coelho e uma pista adicional nos dois sentidos da avenida Mato Grosso que garantirá a manutenção da conversão à direita e à esquerda de quem sobe e desce pela via em direção as avenidas Nelly Martins e Professor Luiz Alexandre.

O projeto prevê, ainda, implantação da onda verde na Mato Grosso, para garantir fluidez ao tráfego com o sincronismo dos semáforos.

Nos siga no Google Notícias