ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Ministério da Saúde descarta enviar doses extras de vacina contra gripe

Leonardo Rocha | 04/08/2014 18:19
Vacinas acabam em unidades de saúde, população terá que recorrer a clinicas privadas (Foto: Marcos Ermínio)
Vacinas acabam em unidades de saúde, população terá que recorrer a clinicas privadas (Foto: Marcos Ermínio)

O Ministério da Saúde informou que não cogita enviar doses extras da vacina contra o vírus influenza, causador da gripe A, para Campo Grande. De acordo com a pasta, não existe necessidade para um nova remessa, já que o público-alvo da Capital sul-mato-grossense já foi atendido.

Segundo a assessoria do Ministério, foram enviados 30 mil doses no dia 15 de julho e mais 70 mil (doses) no último dia 21 do mesmo mês, destinadas ao público-alvo e não para o restante da população, que não está nos planos da pasta. Também foi informado que cabe a cada prefeitura decidir o que fazer com as vacinas que sobrarem, mas nada além do que já foi estipulado.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) tinha o objetivo de pedir mais 100 mil doses ao Ministério, para atender a demanda que estava procurando as unidades de saúde da Capital. O titular da pasta, Jamal Salem, já havia adiantado que este novo envio dificilmente ocorreria, mas que mesmo assim o pedido seria feito.

Ele inclusive afirmou que ligou para o gabinete do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, fazendo a requisição e que aguardava uma resposta. A assessoria do Ministério informou ao Campo Grande News que desconhece tal pedido.

Com o fim do estoque na rede pública de saúde, resta à população de Campo Grande recorrer às clinicas particulares, que oferecem a vacina a um custo em média de R$ 85,00. Desde o início do ano já morreram 18 pessoas em função da Gripe A em Mato Grosso do Sul, sendo oito apenas em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias