A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

21/08/2013 06:55

Ministra da Igualdade Racial social participa de conferência na Capital

Francisco Júnior
Ministra participa de evento na Capital. (Foto: Divulgação)Ministra participa de evento na Capital. (Foto: Divulgação)

A ministra chefe da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Luiza Bairros, participa nesta quarta-feira (21), às 19 horas, da solenidade de abertura da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul (III Conepir-MS). O evento vai ser realizado no auditório Germano de Barros, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes.

A III Conepir, que tem como tema “Democracia e Desenvolvimento: por um Brasil Afirmativo sem Racismo”, acontece nos dias 21, 22 e 23 de agosto de 2013, em Campo Grande.

O evento tem por objetivos reafirmar e ampliar o compromisso governamental e da sociedade civil com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social; avaliar os avanços obtidos e os desafios a serem enfrentados após dez anos de implementação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial; propor um conjunto de recomendações para o fortalecimento do enfrentamento ao racismo e para a promoção da igualdade racial no âmbito estadual e municipal.
A Conferência também visa discutir mecanismos de institucionalização da promoção da igualdade racial, tendo em vista a implementação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).

A realização é do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Governo, através da Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania, Coordenadoria Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial e a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas).

Os participantes do evento irão traçar um perfil de como caminhar juntos para a promoção da igualdade racial.
A etapa estadual conta com a participação de 120 delegados, sendo 49 das entidades governamentais e 71 não governamentais. Ao todo, participam do evento cerca de 185 pessoas, entre delegados, convidados, equipes de apoio e comissão organizadora da III Conepir/MS. A etapa Nacional acontecerá no período de 5 a 7 de novembro de 2013, em Brasília (DF). Já o encontro nacional conta com a participação de 1,4 mil pessoas de todo o Brasil, entre delegados e convidados (autoridades, personalidades e representantes de entidades nacionais e internacionais).

Veja programação da III Conepir/MS
Dia: 21 de agosto de 2013
Local: Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo
19h – Abertura Solene
19h10 - Apresentação Cultural
19h30 – Composição da mesa de autoridades, hino nacional e abertura oficial da Conferência pelas autoridades do Estado e a ministra chefe da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Luiza Bairros.
19h50 - Palestra Magna proferida por Eunice Lea de Moraes, Assessora Federativa e Coordenadora Nacional do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (Fipir).
Dia: 22 de agosto de 2013
Na quinta-feira (22), o evento continua no Hotel Chácara do Lago (rua Bom Retiro 1090), em Campo Grande.
Das 7h30 às 9h – Credenciamento dos delegados e convidados
8h – Aprovação do Regulamento da III Conepir-MS
9h – 1º Painel - “Participação política e Controle Social: Igualdade Racial nos espaços de decisão e mecanismos de participação da Sociedade Civil no monitoramento das políticas de igualdade racial”. Palestrante Denise Antônio de Paulo Pacheco, coordenadora do Instituto de Pesquisa e Assessoria em Gênero, Raça e Etnia do Estado de Minas Gerais.
9h50 – 2º Painel – “Políticas de Igualdade Racial no Mato Grosso do Sul – Avanços e Desafios”. Palestra com a Profª Drª Raimunda Luzia de Brito – coordenadora Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial em MS.
10h40 - Debate
11h50 - Intervalo para o almoço
13h20 – 3º - Painel – “Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial: Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), órgãos de promoção da Igualdade Racial, fóruns, gestores, conselhos e ouvidorias”. Palestrantes Angela Gomes e Dalila Negreiros, conselheiras do Sinapir.
14h10 – 4º Painel – “Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo;” Palestrante Profª Drª Maria José de Jesus Alves Cordeiro - titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
15h – Debate
16h – 4 Grupos de Trabalho
Dia: 23 de agosto de 2013
8h – Conclusão dos Grupos de Trabalho
10h30 – Plenária Final para aprovação das propostas
12h30 – Intervalo para o almoço
14h - Eleição dos Delegados (as)
15h30 - Encerramento da III Conepir-MS

 

Promotoria e prefeitura firmam acordo para recuperar área de preservação
Foi celebrado entre o MPE (Ministério Público Estadual) e a prefeitura de Campo Grande acordo para recomposição da vegetação nativa da área de preser...
Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...
Vice-governadora visita projeto em que detentos reformam escolas
O projeto "Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade", desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual, foi conhecido e elogiado na sexta-feira (...
Crianças do Vespasiano Martins recebem Papai Noel e ganham presentes
As crianças do loteamento Vespasiano Martins, na periferia de Campo Grande, receberam a visita especial do Papai Noel neste sábado (16). Foram distri...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions