ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Ministro da Justiça pode cancelar visita ao Estado por conta de protestos

Evelyn Souza | 19/06/2013 19:14

Lideranças indígenas e representantes dos produtores rurais se preparam para reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, marcada para às 15h desta quinta-feira (20), em Campo Grande.

O encontro, que ainda não tem local definido, deve acontecer no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul ou na Assembleia Legislativa. A confirmação só sairá nessa quinta-feira (20), isso porque o ministro da Justiça pode não vir a Campo grande, por conta das manifestações que acontecem em todo País.

Caso seja confirmada a agenda, devem participar a Fundação Nacional do Índio (Funai), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de MS (Famasul) , Associação dos Criados de Mato Grosso do Sul (Acrissul) e o governador do Estado, André Puccinelli.

O objetivo é resolver o problema de conflito entre índios e fazendeiros, em relação as demarcações de terras. “Nós esperamos que isso seja resolvido. Que eles (governo federal) paguem as terras para os produtores. Nenhum dos dois têm culpa”, diz Vlson Terena, da aldeia Bananal.

A previsão na Base Aérea de Campo Grande, é que José Eduardo Cardoso chegue às 8h, o que também não foi confirmado. A presença do Ministro também é esperada na XV semana nacional contra as drogas, que começou no último dia 19 e segue até o dia 26, na Capital.

O ministro da Justiça esteve no Estado no último dia 5 a pedido do governador André Puccinelli. Na ocasião, ele sobrevoou a região de conflito, em Sidrolândia. Desde então, militares da Força Nacional foram acionados. Eles fazem a segurança nas entradas das fazendas e aldeias para evitar confrontos. 

O conflito fundiário se agravou em Mato Grosso do Sul no mês de maio, quando índios invadiram a fazenda Buriti, em Sidrolândia.

A ação de reintegração de posse resultou na morte do terena Oziel Gabriel, de 35 anos. Dias depois, o terena Joziel Gabriel, de 34 anos, foi baleado na coluna.

Com riscos de ficar paraplégico, joziel foi transferido nessa terça-feira (18)  para o hospital Sarah Kubitschek, em Brasília.

 

Nos siga no Google Notícias