A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

19/06/2013 19:14

Ministro da Justiça pode cancelar visita ao Estado por conta de protestos

Evelyn Souza

Lideranças indígenas e representantes dos produtores rurais se preparam para reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, marcada para às 15h desta quinta-feira (20), em Campo Grande.

O encontro, que ainda não tem local definido, deve acontecer no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul ou na Assembleia Legislativa. A confirmação só sairá nessa quinta-feira (20), isso porque o ministro da Justiça pode não vir a Campo grande, por conta das manifestações que acontecem em todo País.

Caso seja confirmada a agenda, devem participar a Fundação Nacional do Índio (Funai), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de MS (Famasul) , Associação dos Criados de Mato Grosso do Sul (Acrissul) e o governador do Estado, André Puccinelli

O objetivo é resolver o problema de conflito entre índios e fazendeiros, em relação as demarcações de terras. “Nós esperamos que isso seja resolvido. Que eles (governo federal) paguem as terras para os produtores. Nenhum dos dois têm culpa”, diz Vlson Terena, da aldeia Bananal.

A previsão na Base Aérea de Campo Grande, é que José Eduardo Cardoso chegue às 8h, o que também não foi confirmado. A presença do Ministro também é esperada na XV semana nacional contra as drogas, que começou no último dia 19 e segue até o dia 26, na Capital.

O ministro da Justiça esteve no Estado no último dia 5 a pedido do governador André Puccinelli. Na ocasião, ele sobrevoou a região de conflito, em Sidrolândia. Desde então, militares da Força Nacional foram acionados. Eles fazem a segurança nas entradas das fazendas e aldeias para evitar confrontos. 

O conflito fundiário se agravou em Mato Grosso do Sul no mês de maio, quando índios invadiram a fazenda Buriti, em Sidrolândia.

A ação de reintegração de posse resultou na morte do terena Oziel Gabriel, de 35 anos. Dias depois, o terena Joziel Gabriel, de 34 anos, foi baleado na coluna.

Com riscos de ficar paraplégico, joziel foi transferido nessa terça-feira (18)  para o hospital Sarah Kubitschek, em Brasília.

 

 

 

 

Guarda oferece palestra sobre prevenção e combate às drogas em Uneis
Jovens da Unei (Unidades Educacional de Internação) Dom Bosco e da Unidade de Internação Feminina Estrela do Amanhã, em Campo Grande, receberam pales...
Cadastramento biométrico é oferecido pela Carreta da Justiça em Anhanduí
Desde o início desta semana a Carreta da Justiça está realizando atendimentos da biometria no distrito de Anhanduí, no município de Campo Grande, gra...


O governo se faz de inocente para pegar o coveiro distraído. Quer fazer expansão de aldeias com propriedades particulares e legítimas, mediante expropriação. Os laudos para afirmar que uma terra é indígena são dogmáticos, prè-definidos, feitos e julgados pela Funai. É um embuste atrás do outro. Ninguém fala dos policiais baleados e do fazendeiro estraçalhado dias antes. O barulho é armado para esconder que a Funai, ou seja, a politica indigenista oficial mantém o índio em condições sub- humanas, com terra ou sem terra. É uma estratégia para conflitar, conforme a receita da cartilha ideológica que seguem. Uma vergonha ver o Ministro se fazendo de inocente, como se nada soubesse disso tudo, pois a cartilha é do partido dele. O MPF lê a mesma cartilha, por isso a lei acabou. Acorda Brasil!
 
Valfrido M. Chaves em 20/06/2013 08:07:55
Além de tudo ainda é covarde.
 
Carlos Roberto em 20/06/2013 07:21:42
MINISTRO O SENHOR TEM QUE VIR AMANHÃ 20.6.13 À CAMPO GRANDE, PRA VER AS MANIFESTAÇÕES DO POVO SUL MATO GROSSENSE, CONTRA ESSA BARBARIDADE CHAMADA CORRUPÇÃO, DO SEU GOVERNO.
 
JARY GUASINA em 19/06/2013 22:40:11
Ministro da justiça onde? Ta mais para "ministro do crime", ja que os piores crimes que se podem cometer são aqueles contra a nação e o mesmo nunca se pronunciou para pedir a exoneração de cargo público e nem prisão com pena máxima para só criminosos políticos. PCC perde feio para PMDB, PT, PTB, PP e por ai vai!
 
Alexandre de Souza em 19/06/2013 20:10:52
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions