ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Missa no dia 16 de outubro marca os 30 anos da visita de João Paulo II a MS

Santo desde 2014, Papa esteve em Campo Grande em outubro de 1991

Ângela Kempfer | 12/10/2021 16:16
Primeira parada do Papa foi no Hospital São Julião. (Foto: Arquivo)
Primeira parada do Papa foi no Hospital São Julião. (Foto: Arquivo)

A Arquidiocese de Campo Grande celebra neste mês, 30 anos da visita do Papa João Paulo II a Campo Grande. Missa de Ação de Graças será no dia 16 de outubro, às 9 horas, na Catedral Metropolitana, na Travessa Lídia Baís, 29. Será um dia para lembrar do Papa que virou santo, canonizado em 27 de abril de 2014.

João Paulo II foi o primeiro pontífice a visitar o Brasil, mas só esteve em Mato Grosso do Sul na segunda de três vindas oficiais ao País. Ele chegou exatamente há 30 anos, em 12 de outubro de 1991, dia da padroeira Nossa Senhora Aparecida.

A primeira parada foi em Natal, no Rio Grande do Norte. Assim que desceu da aeronave, reproduziu uma imagem que ficou no coração dos brasileiros: beijou o chão, como tinha o costume de fazer pelo mundo. Quatro dias depois, desembarcou em Campo Grande.

Prefeito em 1991, Lúdio Coelho recebe a hóstia das mãos do Papa. (Foto: Roberto Higa)
Prefeito em 1991, Lúdio Coelho recebe a hóstia das mãos do Papa. (Foto: Roberto Higa)

Ao longo das três décadas que separam a visita dos dias atuais, o Campo Grande News já relatou várias histórias envolvendo a passagem de João Paulo II.

"Ate o terço ganhei pelas mãos dele", comentou a fiel Inês de Fátima Guedes Campo.

José Lourenço Carvalho também esteve na missa campal em um dia de sol, poeira e multidão a espera do Papa. "Pude vê-lo de pertinho na saída da Base aérea, no Papa Móvel... Fui na Missa Campal na Vila Sobrinho, mas na Missa não foi possível ficar próximo".

A jornalista, musicista e produtora de eventos Lenilde Ramos era funcionária da Missão Salesiana e pôde, portanto, acompanhou de perto ao que diz ser a maior produção em que trabalhou.

"A primeira visita dele foi no Hospital São Julião. Às 9h, o Papa chegou com a corte Vaticano. Ao saudá-lo no microfone, chamei-o (com todo o respeito) de ‘poderosa estratégia de marketing’. Quase me fuzilaram, mas naquela hora, ele chamava os olhos do mundo para a causa da hanseníase”, escreveu.

Vinícius Baccin mostra fotos de quando foi coroinha na missa do Papa. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Vinícius Baccin mostra fotos de quando foi coroinha na missa do Papa. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

As muitas fotos feitas naquele tempo em máquinas analógicas, seguem nos álbuns das famílias em Campo Grande, como de Vinícius Baccin, que foi coroinha do Papa João Paulo II, em Campo Grande.

Na época, ele tinha 10 anos. “Todo mundo queria ver o Papa. Lembro que ele saiu do aeroporto, passou pela Avenida Duque de Caxias, que estava lotada de gente para vê-lo. Sabia quão grande era, o maior líder religioso do mundo. A cidade se preparou para a chegada do Papa. As ruas foram mexidas por conta do papa móvel, um terreno baldio foi arrumado e virou o papódromo”, lembrou sobre o espaço, que hoje é conhecido como Praça do Papa.

Nos siga no Google Notícias